Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Marcelo Les

Foto: Marcelo Les

O Bico do Papagaio, mais especificamente a cidade de Araguatins, é o ponto de parada da última apresentação da temporada do projeto Tocantins em Concerto, da Associação Viva Música. O concerto que reunirá música clássica e regional tocantinense será apresentado no próximo sábado, 30, na Praça Beira Rio, às 17 horas.

O horário do pôr do sol foi escolhido, propositalmente, para apresentar a beleza e grandiosidade do encontro dos rios Araguaia e Tocantins e a exuberância da dos biomas Cerrado e Amazônia como cenário da Orquestra Viva Música. O repertório traz canções autorais dos mestres da música popular tocantinense, como “Nóis é Jeca mais é Joia”, “Passarim do Jalapão”, “Catirandê” e “Brasilidade”, acompanhados de 26 instrumentistas no contrabaixo, piano, violão, bateria, metais, madeiras, contrabaixo acústico, violoncelos, violas e violinos. A apresentação contará com interpretação em Libras para pessoas com deficiência auditiva.

A realização é da Associação Viva Música e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Energisa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Secretaria Estadual de Cultura, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Universidade Federal do Tocantins e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).  A orquestração do repertório é de Willames S. da Costa, a produção executiva de Eduardo Andrade e a regência e direção geral do maestro Bruno Barreto.

Caravana

Nesta 2ª temporada, o projeto já teve apresentações em Porto Nacional e Arraias e será apresentado ainda em Araguatins. A 1ª edição do projeto Tocantins em Concerto circulou nos meses de abril e maio de 2022 por Palmas, Paraíso, Gurupi e Araguaína e alcançou mais de 5 mil pessoas.

Viva Música

A Orquestra Viva Música tem na regência o maestro Bruno Barreto e conta com mais de 30 integrantes. Ao longo da sua existência, a orquestra participa de eventos de grande relevância no panorama musical tocantinense, tais como Sesc Partituras, Concertos em Pauta e Quarta Clássica. Em 2022 executou ainda o projeto “Pixinguinha e os Oito Batutas” pela Petrobras Cultural e o Projeto Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi, com patrocínio da Empresa Equatorial.

Ficha Técnica 

Direção-geral: Maestro Bruno Barreto

Realização: Associação Viva Música

Cantores convidados: Braguinha Barroso, Dorivã Borges, Genésio Tocantins, Lucimar.

Orquestração: Willames S. da Costa

Produção executiva: Eduardo Andrade

Assessoria de imprensa: Cinthia Abreu

Coordenação administrativa:Maxley Morato

Coordenação financeira: Fábio Bruniel

Produção audiovisual: Marcelo Lopes

Videomaker e fotógrafo: Marcelo Les

Intérprete de Libras: Thallyta Teixeira Silva

Orquestra Viva Música

I Violinos: Alexandre Gomes, Weliane Monteiro e Marcelo Dias

II Violinos: Daniel Brandão, Helaine Santos e Lya Prehl

Violas: Ana Larissa, Giovanna Gomes

Violoncelos: Dionison Marcos e Maria Helena

Flautas: Ayrton Ferreira e Wallas Alves

Clarinetas: Gutenberg Nicacio e Lucas de Jesus

Saxofone: Lucas Fernandes

Trompa: Wilton Dourado

Trompete: Wedisson Monteiro, Matheus Dias e Luis Sidney

Trombones: Emmanoel Cruz Willian Del Sarto

Bateria: Matheus Lopes

Violão: Iogo Landinho

Piano: Anderson Cleyton

Contrabaixo elétrico: Felipe Araújo.