Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Chico Sisto/CMP

Foto: Chico Sisto/CMP

A Câmara de Palmas (CMP) realizou na manhã desta sexta-feira (8), uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A solenidade, conduzida pelo presidente da Casa de Leis, vereador José do Lago Folha Filho (PSDB), reuniu autoridades, servidores e homenageadas para celebrar a luta e as conquistas das mulheres. A abertura da sessão foi marcada por uma apresentação da música "Trem Bala", interpretada pela cantora Hariely Santos.

Em seguida, o presidente Folha falou sobre a importância da data e destacou o papel fundamental das mulheres na construção de um mundo mais justo e igualitário. "É com grande admiração que celebramos hoje o Dia Internacional da Mulher. Esta data é um momento de reflexão sobre os desafios que ainda persistem, mas também de reconhecimento das conquistas que as mulheres alcançaram ao longo da história", enfatizou.

Durante o seu discurso, a prefeita Cinthia Ribeiro Mantoan (PSDB), destacou a importância de atuar com empatia e respeito no exercício da política. “Muitas vezes falta empatia e respeito no nosso meio, até mesmo das próprias mulheres. Precisamos mudar esse cenário, pois somos a maioria da população e também do eleitorado. Precisamos aumentar nossa representatividade em espaços de poder, pois apesar de sermos maioria na sociedade, apenas 15% das cadeiras do Congresso Nacional são ocupadas por mulheres. É um grande desafio para nós estarmos e nos mantermos na política”, refletiu Cinthia.

Em seu pronunciamento, a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, citou o projeto Todas Fortes: Empoderamento e o Protagonismo da Mulher do Tocantins. “Há um ano lançamos o projeto “Todas Fortes” com o objetivo de ampliar e fortalecer a representatividade feminina no Estado. Hoje me orgulho em dizer que durante esse período capacitamos mais de cinco mil mulheres em todos os municípios do Estado. Apesar das conquistas, sei da importância de avançarmos em políticas publicas para combater a violência contra as mulheres. Nós temos o desafio de superar esse problema grave em nossa sociedade”, defendeu a secretária. 

As vereadoras Laudecy Coimbra (SD), Solange Duailibi (PT) e Iolanda Castro (PTB) representaram o Plenário em seus discursos. As parlamentares destacaram a felicidade por serem homenageadas pelo Dia da Mulher e defenderam que, apesar das conquistas das mulheres, ainda há um longo caminho a ser percorrido para o fim da violência contra a mulher, pela igualdade de gênero e ainda a necessidade de criação de políticas públicas para redução das desigualdades entre homens e mulheres.

Usaram a tribuna e também fizeram suas considerações e homenagens às mulheres, a deputada estadual Janad Valcari (PL), a médica Glô Amastha, e a subprocuradora do Estado do Tocantins, Irana de Sousa. (CMP)