Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A 2ª Caminhada pela Conscientização do Autismo 2024 ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 5 de abril, com concentração a partir das 7h30, na Praça do Centenário, em Porto Nacional. O evento, em alusão ao Dia Mundial e Mês de Conscientização Sobre o Autismo, segue pela Avenida Joaquim Aires e continua na Avenida Frederico Lemos, até retornar à Praça do Centenário, onde será a chegada. 

Todos estão convidados a participar da ação promovida pela Associação do Coração Autista, em parceria com a Prefeitura de Porto Nacional, por meio das secretarias municipais de Saúde, Educação, Esportes e Juventude. A caminhada também conta com o apoio do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM), que atende as crianças da sede e do distrito de Luzimangues, APAE e comerciantes do município.

Edilene Pereira da Silva é enfermeira e coordenadora interina do CMAM. Para a profissional, essa é uma oportunidade de engajar efetivamente a causa, apoiar organizações e iniciativas voltadas para a inclusão. “É importante que a comunidade do Porto esteja consciente e participe do Dia Mundial do Autismo, visando aumentar o entendimento sobre este transtorno. A conscientização e mobilização da sociedade para a causa do autismo são fundamentais. Nós, enquanto equipe multidisciplinar do CMAM, acreditamos que esse esforço tem como um dos principais objetivos promover a inclusão social das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), juntamente com suas famílias, além de disseminar informações e conhecimento para toda a população”.

O Centro Multidisciplinar também realizará atividades com as crianças dos grupos terapêuticos e seus pais. Nelas serão trabalhadas a Seletividade Alimentar, Habilidade Sensoriomotor e Interação Social a fim de incentivar os responsáveis a se tornarem cooterapêutas. O encerramento das ações sobre o Mês de Conscientização do Autismo ocorrerá em Luzimangues, na Escola Jacinto Bispo, no dia 26 de abril.