Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Acontecerá nesta última semana do mês de agosto a 1ª edição do Programa Segurança Cidadã e Paz Social. O evento que será realizado em Colinas, terá início a partir das 8 horas do dia 27. A ação iniciará com reuniões do Secretário da Segurança Publica Herbert Brito Barros, com autoridades e representantes das diversas instituições da regional divulgando e esclarecendo o Programa.

O foco principal do Programa Segurança Cidadã e Paz Social é trazer tranqüilidade para sociedade, "daí a denominação paz social, pois todo cidadão merece, e têm direito constitucional adquirido, à segurança com paz", destaca o superintendente da Policia Civil Abizair Paniago. De acordo com ele a descentralização destas ações está voltada para a valorização da comunidade do interior, mostrando à sociedade que a segurança é para todos, "não só reprimindo o que há em questão de criminalidades, más fundamentalmente prevenindo a pratica criminal", declara.

O objetivo principal deste programa de ações é proporcionar a sensação de segurança que traz a "Paz Social", avaliando os fatores que influenciam a criminalidade, analisando as ações de prevenção e repressão ao crime, entre outras atividades implementadas pela Secretaria de Segurança Pública - SSP para combater a criminalidade e a violência no Estado.

A SSP está unindo forças com as Polícias: Federal, Rodoviária Federal, Militar e Poder Judiciário e Ministério Público, além de buscar o respaldo do Poder Legislativo Estadual, Executivo, Legislativo municipal e principalmente a sociedade. O objetivo é conseguir segurança com eficácia, no intuito de passar à comunidade a sensação de uma polícia confiável.

A ação também objetiva criar Conselhos da Segurança Pública - CONSEGS, passando aos cidadãos a filosofia da Polícia Comunitária que é criar vínculo de confiança com a comunidade, reduzir o medo do crime, levantar a auto-estima, melhorar a qualidade de vida da sociedade e melhorar a eficiência da polícia, já que esta sempre procura trabalhar com o apoio da sociedade.

Shyrlene Maia

Tags: cidadão