Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

O Tocantins está entre os cinco estados da federação que receberam computadores portáteis para alunos da rede pública através do programa UCA - Um Computador por Aluno, parceria entre o MEC - Ministério da Educação e Seduc - Secretaria da Educação e Cultura. 911 alunos do Colégio Dom Alano, em Palmas, foram beneficiados.

O governador Marcelo Miranda (PMDB) prestigiou a solenidade de entrega dos aparelhos, na noite da sexta-feira, 31, e afirmou que o governo vai trabalhar para que mais escolas e mais municípios possam também receber o benefício, que auxilia na educação dos alunos e aprimoramento de professores.

Marcelo Miranda foi recebido pela secretária da Educação, Maria Auxiliadora Seabra Rezende, e pelo assessor especial da Presidência da República José Luiz de Aquino, que em seu discurso anunciou que o governo federal já está fazendo licitação para prover com os computadores mais 150 mil alunos no país.

O Tocantins terá mais cinco escolas da rede pública beneficiadas, entre elas, uma deve ser na zona rural. "Nós temos no Brasil 168 mil escolas e 48 milhões de alunos e professores. Nosso desafio agora é prover a rede pública com este tipo de condição para os alunos, pois essa é uma prioridade do presidente Lula", ressaltou o assessor.

"Este projeto vai ajudar a secretaria a redefinir programas de formação. Para o Tocantins estar entre os cinco experimentos nacionais é muito importante porque vai permitir que a gente possa ajudar outros estados nessa experiência diferenciada em relação à tecnologia e, mais do isso, queremos aproveitar a experiência no Colégio Dom Alano para melhorar nosso trabalho nas outras escolas", enfatizou a secretária Maria Auxiliadora.

O governador Marcelo Miranda ressaltou que a tecnologia está avançando e por isso é preciso priorizar setores. "Este projeto do governo federal, essa parceria com o governo do Estado, que nos proporcionou esses computadores, é uma oportunidade aos jovens e aos adultos. O Tocantins dá um passo forte para a área educacional e nós vamos continuar investindo neste setor", adiantou o governador.

Para o professor Demerval Mendes, que já está trabalhando com a utilização dos laptops, esta é mais uma ferramenta pedagógica que vai trazer uma nova forma de ensinar e de trabalhar os conteúdos. "Vai haver uma mudança nos paradigmas educacionais dentro da escola e no pensamento do professor e dos alunos, e por isso estamos trabalhando para que o ensino deixe de ser apenas transmitido, mas que seja gerado com o equipamento, que o aluno possa gerar seu próprio conhecimento", ressaltou.

Da redação com informações Secom