Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os cursos profissionalizantes oferecidos pela Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito) já formaram cerca de 800 pessoas na região. Os participantes passaram por treinamentos nas áreas administrativas (informática e secretariado) e de construção civil (armador de ferragens, carpinteiro de forma, pedreiro, bombeiro hidráulico, eletricista, carpinteiro telhadista e pintor).

Em todos os cursos foram ministrados módulos de Educação Ambiental e de Saúde e Segurança no Trabalho. No decorrer do ano, foram realizadas quatro formaturas comunitárias em Araguaína, Estreito e Babaçulândia, e agora em Aguiarnópolis, marcando a entrada dos novos profissionais no mercado de trabalho.

Para o próximo ano, já existe planejamento para a realização dos cursos de informática básica, secretariado, pedreiro e eletricista instalador predial, além de novas modalidades que ainda não tinham sido oferecidas, como: confecção, serigrafia e mecânico de manutenção de motores popa.

Nessa segunda fase, o atendimento nos municípios de Estreito, no Maranhão, e Filadélfia, no Tocantins, será feito nos Telecentros de Informática doados pela Usina de Estreito à Associação dos Pescadores de Estreito Z35 e à Associação dos Atingidos pela Barragem de Estreito, em Filadélfia. Os demais atendimentos serão feitos por meio das Unidades Móveis do Senai. Com a realização desses cursos, a Usina de Estreito busca contribuir para a capacitação de mão-de-obra em setores onde há carências profissionais nos municípios.

Da redação com informações Imirante