Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araujo

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, fez oficialmente a entrega dos kits para instalação de Telecentros Comunitários nos 139 municípios do Tocantins e anunciou um projeto para expansão do sinal de telefonia celular a todos os municípios do Estado, durante cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 26, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

A solenidade contou com a presença do governador Marcelo Miranda, do secretário estadual da Juventude, Ricardo Ayres, deputados estaduais, federais, do senador Leomar Quintanilha, secretários de Estado, prefeitos de 47 municípios, entre diversas outras autoridades.

Durante seu discurso, o ministro Hélio Costa disse que a entrega dos Telecentros faz parte do maior plano de inclusão digital da América Latina e anunciou que equipes técnicas do Ministério das Comunicações e do governo estadual devem iniciar, já no mês de julho, as conversas para elaboração do projeto de expansão do sinal de telefonia celular no Estado. “Em no máximo um ano e meio todos os 139 municípios tocantinenses contarão com sinal para telefones celulares”, garantiu.

O ministro Hélio Costa anunciou também a criação da TV Assembléia, que acompanhará e transmitirá os trabalhos do Legislativo estadual, e o programa Cidades Digitais, que irá conectar à rede mundial de computadores todos os órgãos públicos – federais, estaduais e municipais, das cidades.

O governador Marcelo Miranda agradeceu a ação do ministério das Comunicações e destacou a parceria com o governo federal. “Graças à parceria com o governo Lula, estamos diminuindo distâncias em municípios como Esperantina, Arraias, Barra do Ouro, enfim, todos os municípios terão agora acesso à internet”, afirmou.

Oportunidades

Para o secretário Ricardo Ayres, os telecentros representam uma oportunidade de inserir os jovens no mundo digital. “O governo estadual, além de disponibilizar um monitor para os telecentros, estará oferecendo cursos de capacitação em diversas áreas, para preparar a juventude ao desenvolvimento que o estado está experimentando e aumentando o nosso índice de inclusão digital”, afirmou.

O prefeito do município de Alvorada e presidente da ATM – Associação dos Municípios Tocantinenses, José George Wached Neto, agradeceu em nome dos municípios as ações dos governos federal e estadual. “Hoje está sendo feito uma das maiores obras no Estado, por possibilitar aos moradores carentes o acesso a informações do mundo”, observou.

Fonte: Secom