Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Ações de sanidade avícola desenvolvidas pela Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins surtem bons resultados para o Estado. A atividade está crescendo e o plantel de corte conta com 2.111.500 frangos, um aumento de 59% nos últimos quatro anos. Em 2004, o plantel era de 1.329.000 aves. O setor, graças a esse crescimento, é responsável pela geração de cerca de 1.000 empregos diretos e 1.250 indiretos.

Segundo o gerente do Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adapec, Antônio Leal, a Adapec monitora a atividade com fiscalizações de trânsito e vigilância nos estabelecimentos de venda e criação, além de prestar orientações técnicas aos avicultores. “Com esse trabalho queremos não só manter, mas também melhorar a cada dia a sanidade do plantel avícola tocantinense”, reforça Antônio. Atualmente, as aves estão alojadas para o abate em granjas de 69 propriedades cadastradas na Agência, espalhadas em 19 municípios tocantinenses.

O Tocantins está na frente, entre as melhores classificações no Plano Nacional de Prevenção a Influenza Aviária e de Controle e Prevenção da Doença de Newcastle, instituído pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. O Estado está classificado no nível C, nível esse que representa a descrição da exploração avícola, da estrutura do sistema de atenção veterinária estadual, a capacidade de resposta à emergência sanitária e a execução dos atos normativos do PNSA – Programa Nacional de Sanidade Avícola.

No Estado, dois grandes grupos se destacam com a atividade, um deles é o Grupo Frango Norte. Segundo o zootecnista e gerente de integração da empresa, João Cláudio França, a geração de empregos chega a 600 diretos e uma média de 1.100 indiretos, distribuídos no município de Paraíso e cidades circunvizinhas. Um dos bons exemplos do Tocantins é o da recém inaugurada Granja (do Grupo Frango Norte) localizada no município de Chapada de Areia do Tocantins, onde possui dois galpões com 54 mil frangos para engorda e destinados ao frigorífico de integração.

Outro empreendimento que contribui para a ascendência do Estado na atividade avícola é o Grupo Asa Alimentos, a geração de empregos está em torno de 400 diretos e cerca de 150 indiretos. As granjas estão localizadas nos municípios de Aguiarnópolis, Tocantinópolis, dentre outros da região Norte. Os números de ambos os Grupos foram contabilizados dentro do ciclo criação, produção e abate de frangos de corte.

 

Fonte: Adapec