Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Presidente do CESTE, José Renato Ponte, explica andamento das obras para executivos da GDF SUEZ Presidente do CESTE, José Renato Ponte, explica andamento das obras para executivos da GDF SUEZ
  • (E/D) Os executivos Loic de Schaetzen, Philip de Cnudde, presidente do CESTE, José Renato Ponte, e Juan Flachet, nas obras do vertedouro
  • Executivos da GDF SUEZ juntamente com o presidente do CESTE, José Renato Ponte (c)

O Diretor Presidente da GDF SUEZ Energy Latin America, Jan Flachet, e os executivos da GDF SUEZ Energy International, o Vice Presidente de Desenvolvimento de Negócios Philip de Cnudde e Loic de Schaetzen, Gerente de Desenvolvimento de Negócios, visitaram nesta semana, o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Estreito. Essa foi a primeira vez que os dois representantes do grupo GDF SUEZ Energy International, maior investidor que compõe o Consórcio Estreito Energia (Ceste), conheceram a implantação da UHE Estreito, que é um dos maiores projetos de geração de energia em construção do país e uma das obras prioritárias do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal.

Acompanhados do Presidente do Consórcio Estreito Energia (Ceste), José Renato Ponte, os executivos verificaram a atual fase da obra, que encontra-se na etapa de concretagem das estruturas do vertedouro e da casa de força, onde ficarão as oito turbinas geradoras de energia da UHE Estreito.

A visita foi iniciada pela margem esquerda do rio Tocantins, no município de Aguiarnópolis-TO, onde o grupo pode visualizar de perto a dimensão das obras do vertedouro, que contará com 14 comportas. A estrutura é destinada para escoar água das cheias do futuro reservatório da Usina.

Ainda durante a visita, os representantes da GDF SUEZ conheceram também as obras da casa de força, localizada na margem direito do rio Tocantins, no município de Estreito-MA, as centrais de concreto e o pátio de montagem das peças dos equipamentos eletromecânicos. Durante todo o percurso, o presidente do Ceste, José Renato Ponte, explicou os detalhes da implantação do empreendimento, que segue em ritmo acelerado. Só em maio, as obras civis alcançaram um recorde de produção mensal de concreto. Foram 56 mil m³ de concreto lançados na obra, o equivalente a mais da metade do volume de concreto utilizado na época da construção do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, quando foram necessários no total 80 mil m³.

Os dados e o andamento das obras da UHE Estreito impressionaram os executivos. “A grandiosidade da obra impressiona. Além disso, o que me chamou a atenção foi o sistema de qualidade desenvolvido no projeto”, comentou Loic de Schaetzen.

O Presidente da GDF SUEZ Energy Latin America, Jan Flachet frisou a importância da Usina de Estreito. “A UHE Estreito representa mais segurança de energia para o país”, ressaltou.

GDF SUEZ - Uma das líderes mundiais em energia, atua em toda a cadeia de valores da energia, em eletricidade e gás natural, tanto na exploração e produção quanto no transporte, distribuição e comercialização. A GDF SUEZ desenvolve seus negócios ligados a energia, serviços e meio ambiente, através de um modelo de crescimento com responsabilidade, e tem como missão de enfrentar grandes desafios: atender às necessidades energéticas, combater às mudanças climáticas e otimizar o uso dos recursos naturais.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito