Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Com o objetivo de conhecer a tecnologia de produção que está sendo desenvolvida no projeto Estruturante do Pirarucu da Amazônia do Brasil, três professores do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro de Portugal estarão no Tocantins nos dias 19 e 20/06, onde visitarão algumas unidades de produção.

Os professores Amadeu Soares, Carlos Barroso e Mario Pacheco serão acompanhados pelo diretor superintendente do Sebrae/TO, Paulo Massuia e pelos técnicos da instituição Alessandro Coelho e Gilberto Noleto, além de técnicos da UFT e governo do Estado, e do mestre em aqüicultura, Eduardo Ono. Eles visitarão no dia 20/06, em Palmas, o Centro de Produção e Pesquisa de Peixes Nativos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (Seagro). Após seguirão para fazendas de produção de peixes em Brejinho de Nazaré e Aliança do Tocantins.

A missão tem como principal foco a possibilidade de desenvolvimento de uma tecnologia de processamento do pirarucu, mais especificamente da "salga", pela Universidade de Aveiro, a qual tem a expertise na área de beneficiamento de bacalhau. A visita dos professores foi possível por meio de um convênio entre a Universidade portuguesa e Universidade Federal de Tocantins (UFT).

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae/TO, Paulo Massuia, a intenção é desenvolver a técnica da salga e secagem do Pirarucu, que tem suas fibras com as mesmas características do bacalhau. “Em Portugal esta Universidade e o seu Departamento de Biologia tem uma relação estreita de estudos com os mais diversos setores de produção, salga e secagem do bacalhau e esse conhecimento será muito válido para nós”, comenta Massuia.

Para o presidente do Conselho Deliberatvo do Sebrae/TO, Hugo de Carvalho, a produção de peixe, em especial do pirarucu da Amazônia, tem um imenso potencial comercial. “O peixe é citado sempre entre as mais saudáveis fontes de proteína animal, e o pirarucu encanta especialmente pela aparência, textura e pelo sabor, o que já garante ampla aceitação mercadológica. Agregando-se técnicas de processamento como esta, será possível vislumbrar até mesmo o mercado internacional", enfatiza o presidente.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae