Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Haroldo Nogueira Box da equipe Ford Racing Trucks, antes de deixar Goiânia Box da equipe Ford Racing Trucks, antes de deixar Goiânia
  • Foto - Paulo Prado

A adrenalina já começou. Os roncos dos motores deixaram Goiânia nesta quarta-feira, 24, em direção a Santa Helena, cidade no interior do Goiás. O trio Edu Piano/Solon Mendes/Davi Fonseca, da Equipe Ford Racing Trucks, largou um pouco antes do meio-dia para a primeira das 10 etapas da edição 2009 do Rally Internacional dos Sertões.

Os bicampeões da prova na categoria Caminhões em 2007 e 2008 participaram na noite de terça-feira do Prólogo/Super Prime, que definiu a ordem de largada para etapa 1. Como os pesados largaram por último - antes foram os Quadriciclos, Motos e Carros - a disputa terminou por volta das 23h30 e a equipe classificou-se com o segundo melhor tempo 1m58s2. As máquinas aceleraram na pista montada especialmente em frente ao Shopping Flamboyant e atraiu um público que vibrava a cada manobra dos competidores.

Piano, veterano no grid os Sertões - São 14 participações consecutivas e três títulos conquistados 2005 (Carros) e 2007 e 2008 (Caminhões) - parte para mais uma edição, determinado a fazer um dia de cada vez e administrando o tempo para garantir um desempenho positivo. Serão mais de 5 mil quilômetros percorridos até o dia 3/7.

"Andamos bem no Prólogo, o caminhão está muito bom mas a pista estava lisa em alguns trechos e perdemos alguns preciosos segundos. A prova só está começando temos muito a percorrer ainda até Natal", diz o piloto paulista, que é preparador de veículos de competição e responsável pelo projeto da F4000 Território 4x4 que desde que estreou em 2007 conquistou dois títulos.

O experiente navegador cearense, que acompanha Piano há três anos, está focado em realizar uma prova redonda e tentará não cometer erros. "Vou querer trabalhar bastante neste primeiro dia. Será uma etapa dura de cerca de 4 horas de prova que vai exigir concentração. Mas nossa intenção é completar o dia calmamente e fazer um prova com a cabeça sempre e, para isto, contamos com uma boa equipe e um ótimo caminhão", ressalta Mendes.

A expectativa dos competidores para a largada foi substituída agora pelo clima de competitividade. Cada equipe por si e sempre de olho nos concorrentes. "Vamos fazer a tocada de início de rali para sentir o equipamento e avaliar os demais concorrentes para traçarmos as estratégias", diz Piano.

Nesta quarta-feira a primeira etapa terá um percurso de 327 quilômetros, dos quais 256 de especiais (trechos cronometrados). A organização já avisou que trechos travados não vão faltar além de estradas de fazendas com pisos variados de cascalho e piçarras, várias zonas de radar e ainda trechos sinuosos.

A equipe Ford Racing Trucks conta com patrocínio da Ford Caminhões, Goodyear, Garrett, Termicom e Território 4x4 do Brasil Engenharia Automotiva mais o apoio da Cummins, Globalstar do Brasil, Cobreq e Profama.

Resultado do Prólogo (Caminhões) que definiu a ordem de largada

1º - Amable Barrasa/ Guilherme Petrine/ Raphael Bettoni - 1mim57s5

2º - Edu Piano/ Davi Fonseca/ Sólon Mendes, Ford F4000 - 1mim58s2

3º - Marcos Pegoraro/ M.Antonieta/ Rogeverson Luiz - 2mim01s2

4º - Guido Salvini/ F.Chwaigert/ Raphael Mohamedi - 2mim04s2

5º - André Azevedo/ M.Justo/ Ronaldo Pinto - 2mim09s2

6º - Ulysses Marinzeck/ E.Luiz/ Jose de Carvalho - 2mim19s1

7º - Carlos Eduardo Ribeiro/ F.Tadeu/ Pedro de Lima - 2mim25s1

Fonte: Assessoria de Imprensa Ford Racing Trucks