Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Haroldo Nogueira Equipe oficial da Ford Caminhões mantém liderança na categoria Equipe oficial da Ford Caminhões mantém liderança na categoria

Neste sábado, 27, a 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões chegou a Palmas, capital do Tocantins. O trio bicampeão (2007 e 2008), que conta ainda com o piloto Edu Piano e o co-piloto Davi Fonseca, completou o trecho cronometrado do dia em 1h05m31s e novamente cravaram o melhor tempo entre os Caminhões. A especial foi reduzida para os pesados, ficando em apenas 70 quilômetros de um total de 765 que os competidores percorreram entre Minacu (GO) a Palmas (TO).

Com o tempo obtido no dia, a equipe oficial da Ford Caminhões segue na liderança da categoria com uma vantagem de 18m47s em relação ao segundo colocado, de acordo com o resultado extra-oficial. No acumulado dos quatro dias, o trio está com 10h47min10s, a melhor marca entre os seis Caminhões que disputam o título.

"Estar na liderança é muito bom, mas não quer dizer nada, porque ainda temos mais da metade da prova pela frente. As coisas estão acontecendo conforme o planejado. Porque precisamos estar preparados para qualquer situação, um vacilo para trocar um pneu furado, pode comprometer o nosso resultado", diz o experiente piloto que completa 14 anos consecutivos de Rally dos Sertões.

Segundo Mendes, a especial foi curta mas não menos difícil. "A especial foi em formato de ferradura, a chegada foi bem próxima ao local que largamos. Foi dura e aliás, o mesmo trecho que andamos no ano passado, mas gostamos bastante do traçado e deu tudo certo", afirma o navegador.

Piano ressalta o bom desempenho da F4000 Território 4x4, um projeto da Território Motorsport com a montadora, que tem correspondido às expectativas da equipe que conquistou os últimos dois títulos com o mesmo caminhão. "A intenção é sempre poupar o caminhão, que tem chegado todos os dias inteiro é isto é importante para já termos uma ideia de como enfrentaremos a etapa Maratona daqui a dois dias", explica.

Amanhã, domingo, o rali larga rumo à Bahia. O destino final será a cidade de Luis Eduardo Magalhães. Será a especial mais rápida da prova, onde os competidores terão oportunidade de acelerar em alguns trechos. Haverá uma parte que exigirá navegação do GPS. O dia terá um total de 539 quilômetros, dos quais 301 de trechos cronometrados.

Acompanhem os bastidores do trio bicampeão do Rally dos Sertões no www.youtube.com/user/fordcaminhoes. Entre os vídeos está a preparação e alguns testes do caminhão F4000 Território 4x4. Há também um outro canal, o blog da equipe www.webventure.com.br/blogfordracingtrucks

Resultado Caminhões - Etapa 4 (27/6)

1) Edu Piano/ Solon Mendes/ Davi Fonseca - 1h05min31

2) Amable Barrasa/ Guilherme Petrine - 1h06min26

3) Guido Salvini/ Fernando Chwaigert/ Weidner Moreira - 1h11min52

4) Ulysses Marinzeck/ Evandro Luiz/ Jose de Carvalho - 1h14min24

5) André Azevedo/ Maykel Justo/ Ronaldo Pinto - 1h22min09

6) Carlos Eduardo Ribeiro/ Pedro de Lima/ Fábio Tadeu - 1h32min22

Fonte: Assessoria de Imprensa Ford Racing Trucks