Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O julgamento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dos embargos declaratórios do governador cassado do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e seu vice Paulo Sidnei Antunes (PPS) ocorrem daqui à pouco, na noite desta terça-feira, 8 de setembro.

A expectativa é a de que os ministros do TSE rejeitem a arguição da defesa de Miranda e Sidnei e confirmem a cassação do mandato. Neste caso, já nesta quarta-feira, assume interinamente o governo, o presidente da Assembleia Legislativa, Carlos Henrique Gaguim (PMDB).

No dia 26 de junho o TSE cassou por unanimidade dos sete ministros, o mandado de Miranda e Sidnei, sob acusação de abuso do poder político para se elegerem, através de nomeações que criaram mais de 35 mil cargos comissionados e doações de brindes, prêmios, casas, óculos, cestas básicas e realização de consultas médicas.

Candidato derrotado nas eleições de 2006, Siqueira Campos (PSDB) foi o responsável pelo Recurso Contra a Expedição do Diploma (Rced) de Marcelo Miranda e seu vice, em fevereiro de 2007. O Rced culminou com a cassação.

Depois da decisão desta noite, caso se confirme o esperado, Marcelo Miranda e Sidnei ainda poderão recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas neste caso já o farão fora do cargo.

Clique aqui para assistir a Sessão Plenária online do TSE.