Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Chega a Goiatins a primeira ação do projeto Ceste Usina Social 2009. Promovido pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste) em parceria com o Sesi, regional Tocantins, e as prefeituras municipais, o Ceste Usina Social funciona como um instrumento na promoção da cidadania, saúde educação, esporte, lazer e cultura para os 12 municípios de influência direta da Usina Hidrelétrica Estreito.

Durante sete meses o projeto percorrerá os diversos municípios oferecendo à população serviços nas áreas de: cidadania, com emissão de RG, CPF e Carteira de Trabalho; saúde, com atendimentos odontológicos preventivos e curativos; programas de saúde da mulher com exames mastológicos e do homem, com consultas urológicas. Também serão realizadas consultas oftalmológicas, com distribuição gratuita de óculos; além de cursos na área do empreendedorismo; atividades lúdicas com as crianças, dentre várias outras ações.

A expectativa para esse ano é que o Ceste consiga beneficiar cerca de 400 mil pessoas, uma vez que na última edição do projeto, em 2008, foram registrados mais de 356 mil atendimentos. “Queremos levar cidadania e saúde, mas também proporcionar momentos de lazer e diversão para as famílias que participarem do evento”, declarou a Gerente de Projetos Econômicos do Consórcio, Cassandra Gelsomino, enfatizando o compromisso do Ceste com o bem-estar da população.

Os atendimentos à população de Goiatins começaram na última segunda-feira, 21, com cursos e consultas na área médica. Além dos serviços de cidadania e saúde, a comunidade poderá se capacitar sendo disponibilizados os cursos de Técnicas de Vendas, Capacitação Rural, Mulher Empreendedora, Aprendendo a Empreender e Análise e Planejamento Financeiro.

A edição será encerrada com um evento principal que ocorrerá no sábado, dia 26. Neste dia, as crianças também terão grande participação. Serão realizadas atividades lúdicas que, por meio de brincadeiras e experimentação, despertam a consciência ambiental e social. Elas participarão de oficina de brinquedos reciclados, rodadas de leitura e pintura, montagem de quebra-cabeça gigante e palestras com recursos cênicos, além de atividades de lazer com ginástica, pula-pula, playground e esportes.

Outra novidade nesta edição é a realização da 1º Copa Ceste, um campeonato de futebol para crianças e jovens que terá premiação de medalhas e troféu a serem entregues no evento principal.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito