Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

A primeira edição do Ceste Usina Social 2009, realizada no município de Goiatins (TO), superou as expectativas. Mais de 27.400 atendimentos foram registrados pelo projeto desenvolvido no município entre os dias 21 e 26 da última semana. Promovido pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste), em parceria com a Prefeitura Municipal e operacionalizado em parceria com o Serviço Social da Indústria – Sesi (TO), a edição do Ceste Usina Social em Goiatins foi encerrada no sábado, 26, dia do evento principal, onde foram realizados serviços de cidadania, saúde, educação, além de atividades de lazer e cultura.

Durante um dia inteiro foram oferecidos serviços de emissão de documentos, odontologia preventiva (aplicação de flúor, palestras educativas de escovação e distribuição de kits odontológicos com pasta, fio e escova dental), recreação, atividades infantis, pintura artística, oficina de reciclagem, ginástica, gincanas, dentre outras.

Para a lavradora, Maria Luzia Freitas, o Ceste Usina Social representou uma oportunidade única, principalmente para pessoas carentes da região que não possuíam documentos. “Conheço pessoas idosas que mal possuem a certidão de nascimento. Fico feliz de participar e trazer minha família para este bonito evento”, destacou dona Luzia, que garantiu para si e para seus três filhos as carteiras de identidade, trabalho e CPF.

Além dos atendimentos nas áreas de cidadania, lazer, saúde e educação disponibilizados no evento principal, cursos profissionalizantes, atendimentos médicos, consultas odontológicas e oftalmológicas foram realizadas gratuitamente à população durante toda a semana, entre os dias 21 e 25. Dentre as pessoas que fizeram o exame oftalmológico, cerca de 360 foram diagnosticadas com algum tipo de necessidade visual e receberão óculos. Outra novidade foi a Copa Ceste, com campeonato de futsal para crianças e adolescentes, com entrega de medalhas e troféus.

Ainda na área da saúde, foram realizados exames de urologia para os homens e consultas de mastologia para as mulheres, onde algumas foram levadas para fazer exames de mamografia, em Araguaína. “Pela primeira vez, fiz uma consulta de mastologia. Tive a certeza que não tenho problema grave. Foi ótimo, pois a consulta mais perto da minha casa fica em Araguaina e não tinha condições de ir”, disse a vendedora Dilma Gomes dos Santos, de 35 anos, que também passou pelos atendimentos de oftalmologia e odontologia.

Segundo o prefeito de Goiatins, Neodir Saorin, o evento promovido pelo Ceste foi de grande importância dada à dificuldade da população em obter os serviços oferecidos. “Estamos muito gratos ao Consórcio por essa iniciativa de cidadania que trouxe para uma população extremamente carente, serviços que a mesma não teria condições de arcar”, destacou Saorin, enfatizando que esse tipo de ação é bom não só para o município, mas para o estado e para o país.

De acordo com a Gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Molisani, o evento atingiu seu objetivo de promover a integração da população e sua aproximação com o empreendimento da UHE Estreito. “Conseguimos, por meio de várias ações, contribuir para o bem-estar da população e trazer mais informações sobre o que vai ser a Usina de Estreito e seus benefícios para toda a região e para o país”, declarou.

A próxima edição do Ceste Usina Social já foi iniciada em Barra do Ouro, com cursos de capacitação e atendimentos remotos, que ocorrerão até sexta-feira, dia 02. No sábado, 03, será realizado o evento principal com várias ações acontecendo simultaneamente.

Números do Ceste Usina Social em Goiatins

Atendimentos de 21 a 25 de setembro

Saúde visual – 403 consultas oftalmológicas com indicação de 361 óculos.

Odontologia – 148 consultas odontológicas com a realização de 259 procedimentos curativos.

Saúde do Homem – 286 consultas com urologista com a realização de 300 PSA

Saúde da Mulher - 281 consultas com mastologista com a realização de 150 mamografias Cursos de capacitação em administração empresarial, empreendedorismo voltado para mulheres, curso de vendas, noções de finanças e empreendedorismo rural : 153 pessoas

Copa Ceste - participação de 150 atletas infantojuvenis

Total: 2.491 atendimentos

Evento principal: 26 de setembro

Total de atendimentos: 24.921 (ações de saúde, educação, lazer e emissão de documentos).

Total geral de atendimentos: 27.412 mil

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito