Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Mastologista analisa os resultados das mamografias Mastologista analisa os resultados das mamografias

Durante uma semana inteira, consultas na área da saúde da mulher foram disponibilizadas à população de Filadélfia (TO), por meio do projeto Ceste Usina Social, promovido pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste), em parceria com o Serviço Social da Indústria – Sesi/TO e com a prefeitura municipal. Foram realizadas consultas mastológicas e mamografias, incentivando à prevenção do câncer de mama.

Muitas mulheres acima de 40 anos, idade recomendada para iniciar a realização da mamografia, nunca tinham feito o exame. Foi o caso da dona de casa, Neusa Espírito Santo Ayres, de 61 anos, mãe de nove filhos. “Fiz o exame pela primeira vez e não doeu nada. Vou contar como foi para outras mulheres para que elas façam também”, disse dona Neusa.

O exame de mamografia uniu até gerações. Dona Antônia Pereira da Luz, de 49 anos e sua mãe, Maria Amália da Luz, de 75 anos, que também fizeram juntas a mamografia pela primeira vez. “Incentivei a minha mãe também a fazer o exame e foi bom, pois a gente mora longe e não tinha condições de buscar esse atendimento”, relatou dona Antônia da Luz.

No total, foram realizadas cerca de 240 consultas de mastologia em Filadélfia. Destas, 139 mulheres foram encaminhadas para Araguaina, onde fizeram o exame de mamografia. O deslocamento até o município de Araguaína para realização da mamografia, também foi disponibilizado pelo projeto Ceste Usina Social.

Ainda em Araguaina, elas tiveram consulta com médico mastologista, que analisou o resultado de cada mamografia realizada. Apenas um caso suspeito foi detectado. “Essa ação ajuda também a divulgar o conhecimento de informação sobre a importância da prevenção do câncer de mama, quebrando paradigmas de resistência ao exame”, destaca o mastologista Reinaldo Magalhães Fernandes, acrescentando ainda que “na mamografia é possível identificar até casos de risco de doenças cardiovasculares”.

Paralelo a saúde da mulher, também foram realizados em Filadélfia, 399 procedimentos odontológicos, 407 consultas oftalmológicas e cerca de 300 exames de PSA (Prostate Specific Antigen) a para detecção do câncer de próstata.

De acordo com a Gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Molisani, o projeto tem atingido seu objetivo de levar serviços de grande importância e de difícil aceso à população. “Levamos saúde, educação, lazer e cidadania a uma população que precisa, que merece nosso respeito e atenção. Daí a importância do Ceste Usina Social”, declarou.

O projeto Ceste Usina Social leva à população ainda, cursos de capacitação com foco no empreendedorismo, e atividades na área de cultura, lazer e esporte. Em Filadélfia, o projeto foi encerrado no sábado, dia 24, com um grande evento, onde foram ofertados serviços de emissão de documentos pessoais, além de atividades recreativas, totalizando mais de 25 mil atendimentos.

Além de Filadélfia, o projeto já percorreu os municípios de Goiatins, Barra do Ouro e Palmeirante, no Tocantins, somando mais de 89 mil atendimentos. A próxima edição beneficiará, a comunidade de Babaçulândia.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito