Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais de 300 pessoas do município de Filadélfia (TO) foram contempladas com óculos de grau, por meio do projeto Ceste Usina Social, promovido pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste), em parceria com a Prefeitura Municipal e o Serviço Social da Indústria – Sesi/TO. Elas receberam esse benefício depois de serem consultadas por médico oftalmologista, durante edição do projeto realizada no mês de outubro, em Filadélfia. Das 407 pessoas atendidas no município, cerca de 300 foram diagnosticadas sobre a necessidade de se usar óculos.

Uma das pessoas beneficiadas foi o lavrador Antônio José da Silva, que aos 48 anos passou a usar óculos de grau pela primeira vez. “me sinto muito feliz em receber esse óculos, pois a gente que mora na roça tem muita dificuldade de fazer esse tipo de consulta. Agora esse óculos vai ajudar até no meu trabalho”, relatou.

A consulta oftalmológica, realizada pelo Ceste Usina Social, também chegou em boa hora para a família da dona de casa, Marilene Freitas dos Santos Oliveira. Ela e seus dois filhos também receberam óculos novos. “Foi uma boa oportunidade, pois não tinha condições de comprar óculos para nós três. A professora também já havia comentado sobre a necessidade de um óculos para minha filha caçula, Patrícia, que estava com dificuldades na leitura”, disse Marilene comemorando o benefício para sua família.

As consultas na área de saúde visual fazem parte dos atendimentos médicos realizados no Ceste Usina Social 2009 e também foram realizadas nas edições do projeto em Carolina (MA), Babaçulândia e Goiatins (TO). No total, já foram realizados mais de 4.600 atendimentos na área da saúde visual, sendo que destes, cerca de 1.370 casos foram identificados com algum tipo de deficiência visual.

Além da comunidade de Filadélfia, a população de Goiatins também já foi contemplada com a entrega de óculos, onde 333 pessoas receberam seus óculos de grau, no final do mês de outubro. “Com essa ação, estamos ajudando a população a cuidar de sua saúde visual e cumprindo o nosso objetivo de levar serviços de difícil acesso à comunidade da área de abrangência da UHE Estreito”, ressaltou a gerente de Projetos Econômicos do Consórcio, Cassandra Gelsomino Molisani.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito