Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins (Sebrae/TO) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) celebraram convênio no último dia 31 de dezembro de 2009, publicado no Diário Oficial da União número 9, do dia 14 de janeiro de 2010, em que serão liberados recursos no valor de R$ 3.070.703,00 para o Projeto Talentos do Brasil. Estes poderão ser aplicados em até dois anos.

O Projeto Talentos do Brasil representa atualmente um modelo de desenvolvimento econômico sustentável, envolvendo a participação de duas mil agricultoras distribuídas e organizadas em grupos produtivos artesanais em 12 estados brasileiros e tem como gestor orçamentário o Sebrae Tocantins.

O diretor-superintendente do Sebrae Tocantins, Paulo Massuia, frisa que o projeto Talentos do Brasil possibilitou uma melhor visibilidade do setor de artesanato, já que este passou a ter produtos de qualidade com design inovador atendendo assim às exigências do mercado. “O artesanato deixou de ser algo relegado à lembrancinhas de viagens para se tornar um produto de qualidade exposto em vitrines de lojas conceituadas, além de representar a identidade cultural brasileira”, finaliza o superintendente.

Para a diretora-técnica do Sebrae Tocantins, Mila Jaber, a instituição usou seu know how, experiência e conhecimentos técnicos para contribuir com esse processo de desenvolvimento da cadeia do artesanato no país, agregando valor aos produtos por meio de capacitações e consultoria em design alicerçado na consciência sustentável, social e ambiental. “Os recursos disponibilizados pelo MDA serão aplicados em melhoria na qualidade, no processo de produção, acabamento dos produtos e reestruturação das oficinas de trabalho”, concluiu Mila.

Recentemente o projeto Talentos do Brasil voltou ao cenário da moda no evento Rio-à-Porter – Salão de Negócios de Moda e Design, que aconteceu de 10 a 13 de janeiro de 2010, nos Armazéns do Cais do Porto, Pier Mauá, no Rio de Janeiro. O evento fez parte da Fashion Rio 2010 e contou com a participação do projeto Artenorte do Tocantins, atendido pelo Talentos do Brasil, que exibiu peças da coleção Babaçu Brasil.

O Projeto

Atualmente, o Talentos do Brasil une cerca de duas mil artesãs e artesãos do meio rural de 12 estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins. São 15 grupos organizados em cooperativas, que juntas, formam a Cooperativa Nacional Marca Única – Cooperúnica.

É resultado da junção de técnicas manufatureiras repassadas de geração a geração, com a beleza da matéria-prima natural, retirada da biodiversidade brasileira de forma sustentável. Entre as matérias-primas estão o couro de peixe, a lã de carneiro, a crina de cavalo e a fibra de buriti, além dos tradicionais bordados do Nordeste brasileiro. As criações vão desde peças de vestuário a acessórios como bolsas, chapéus, echarpes, bijuterias e jóias.

O projeto conta, ainda, com a participação de estilistas e designers reconhecidos nacional e internacionalmente como Ronaldo Fraga, Heloisa Crocco, Renato Loureiro, Tereza Santos, Iuri Sarmento, Virginia Scotti, Jum Nakao e Virginia Borges. Estes profissionais compartilham seus saberes e sua experiência no assunto junto às artesãs, adequando os produtos às exigências do mercado, nas oficinas promovidas pelo projeto.

Desenvolvido pelo MDA desde 2005, o Projeto Talentos do Brasil conta com as parcerias do Sebrae Nacional, Sebrae Tocantins e do Programa Texbrasil (ABIT e APEXbrasil) e com o apoio da Agência de Cooperação Alemã (GTZ), da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e do Ministério do Turismo (MTur).

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae