Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Aeroporto de Palmas - Brigadeiro Lysias Rodrigues, fechou o ano de 2009 com crescimento de mais de 15% em relação a 2008. É o sexto ano consecutivo em que o aeroporto registra desempenho positivo no número de embarques e desembarques. No total, o número de passageiros no aeroporto da capital tocantinense foi de 298.484. Em 2008, foram 259.362 embarques e desembarques.

O aumento do número de passageiros reflete o reaquecimento da economia a partir do segundo semestre de 2009. Isto é percebido facilmente na chegada ao aeroporto pois, ultimamente não encontra-se mais vaga para estacionar com tanta facilidade como em anos anteriores.

Seguindo essa tendência de crescimento, até o final de 2011 o aeroporto terá alcançado sua capacidade de 370.000 passageiros ano.

Recentemente foi discutida a conclusão da viabilidade para a implantação do aeroporto alfandegado de Palmas pela Infraero, tal medida vai tornar possível a internacionalização do aeroporto, beneficiando uma série de empresários do Tocantins, sendo que sua pista de pouso e decolagem esta apta para receber aeronaves do porte de um Boeing 767.

Outra medida que também seria bem vinda aos passageiros é a implantação de pelo menos dois Fingers - "pontes de embarque" -, dando maior conforto a todos os passageiros, pois, nos períodos de chuvas o embarque e desembarque dos passageiros acaba atrasando em decorrência da falta do equipamento.