Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Emissao de documentos foi um dos serviços mais procurados no Ceste Usina Social Emissao de documentos foi um dos serviços mais procurados no Ceste Usina Social

A comunidade de Itapiratins, município do Estado do Tocantins, recebeu com sucesso a última edição da segunda etapa do projeto Ceste Usina Social, promovida no último sábado, 20, na Escola Municipal Professor Hermes da Silva Pires, onde das 8h às 17h, mais de 17 mil atendimentos foram realizados nas áreas de educação, saúde, lazer e cultura, além de ações de responsabilidade social.

Desenvolvido pelo Consórcio Estreito Energia – Ceste, em parceria com as prefeituras municipais e o Serviço Social da Indústria (SESI-TO), a segunda etapa do projeto Ceste Usina Social, iniciada em setembro de 2009, percorreu os 12 municípios que fazem parte da região onde está inserida a UHE Estreito, totalizando mais de 270 mil atendimentos gratuitos.

Em Itapiratins (TO), assim como nos demais municípios por onde a ação social passou, a população teve acesso a serviços como atividades de educação ambiental, saúde bucal preventiva, com aplicação de flúor, palestras, teatro, dança, distribuição de brindes, ginástica e muitas brincadeiras para a garotada. “Além de trazer meu filho para curtir as brincadeiras neste dia, também tive a oportunidade de obter mais informações sobre a Usina de Estreito”, disse o agente comunitário de saúde de Itapiratins, Daniel Costa Fragoso.

Serviços de emissão de documentos pessoais (Carteira de Trabalho, CPF e RG) também foram oferecidos pelo projeto aos moradores dos municípios, apenas a emissão da carteira de identidade não foi disponibilizada em Itapiratins, devido à greve dos funcionários da Segurança Pública do Estado do Tocantins. O estudante Franciley Milhomens aproveitou a ação para tirar sua primeira carteira de trabalho. “Para conseguir tirar a carteira eu teria que me deslocar para Itacajá ou Colinas porque aqui em Itapiratins não tem esse serviço. Hoje nesta ação, obtive a minha primeira carteira de trabalho com tranquilidade de e rapidez”, comemorou o estudante.

A iniciativa do Consórcio Estreito Energia de levar ações de cidadania, por meio do projeto Ceste Usina Social, começou em 2008. Com mais essa etapa do projeto, o Ceste alcançou a marca de mais de 600 mil atendimentos disponibilizados à população dos municípios abrangidos pela UHE Estreito. “O Consórcio encerrou mais um ciclo de prestação de serviços à comunidade. Com o Ceste Usina Social realizamos o pleno exercício de cidadania”, avaliou a gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Molisani.

Cursos e Copa Ceste

A programação do Ceste Usina Social continua durante toda a próxima semana em Itapiratins, quando ocorrem os cursos de capacitação em Administração empresarial, Empreendedorismo voltado para mulheres, Vendas, Noções de finanças e Empreendedorismo rural. Cada curso oferta 30 vagas e ocorrem durante a tarde ou à noite. Até sexta-feira, 26, no Ginásio Coelhão de Itapiratins, também será realizada a Copa Ceste de Futsal, que pretende movimentar a prática do esporte amador no município. A competição já reuniu mais de 1.500 desportistas nos 12 municípios alcançados pela Usina de Estreito.

Fonte: Assessoria de Imprensa  UHE Estreito