Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Por onde passa, a caravana Acelera Tocantins sempre leva junto a Patrulha Força Tarefa – um conjunto de caminhões, tratores e pás mecânicas – que atuam na limpeza de lotes baldios, em operações de tapa-buracos e na recuperação de estradas vicinais. Nas três primeiras edições da caravana, 68 cidades foram beneficiadas. Agora, chegou a vez de 12 municípios da região Centro-Norte, que recebem as ações nesta segunda, 19, e terça-feira, 20.

No total, 175 máquinas atuam na Patrulha Força Tarefa, simultaneamente, em todas as cidades atendidas pela Caravana Acelera Tocantins. Os equipamentos são do Dertins – Departamento de Estradas e Rodagens do Tocantins e, quando trabalham na limpeza urbana, estas máquinas têm a finalidade de prevenir a dengue e combater a praga de caramujos. Quando fazem o patrolamento e encascalhamento de estradas, é para facilitar a vida e as condições de trabalho dos que moram nas áreas rurais.

“Estamos atendendo todos os municípios, sem qualquer distinção, reduzindo os riscos de doenças, acabando com os atoleiros e melhorando as condições de escoamento da produção rural do nosso Estado”, avaliou o governador Carlos Henrique Gaguim, que não participa desta edição do Acelera Tocantins em razão de missão oficial internacional à China e aos Estados Unidos.

O prefeito de Chapada da Natividade, Djalma Rios, que teve seu município atendido na primeira edição da caravana Acelera Tocantins, avalia como “ótima” a iniciativa. “Pela grave crise que os pequenos municípios vem enfrentando, nós nunca poderíamos ter realizado esse serviço, se não fosse pelo apoio do Governo do Estado”, disse o prefeito, acrescentando que a ação contribuiu para que nenhum caso de dengue fosse registrado na cidade no atual período de chuvas.

Números

Em três edições do Acelera Tocantins, a Patrulha Força Tarefa passou pelo Sul, Sudeste e pela região do Bico do Papagaio, o que requereu investimento de R$ 11 milhões por parte do Governo do Estado. A ação envolve um contingente de 250 trabalhadores, recolheu um volume de 176.448 m³ de entulhos e patrolou 22,5 milhões de m² de ruas e estradas vicinais.

Na 4ª etapa da caravana Acelera Tocantins serão beneficiadas as cidades de Campos Lindos, Goiatins, Barra do Ouro, Palmeirante, Filadélfia, Babaçulândia, Carmolândia, Araguanã, Aragominas, Muricilândia, Santa Fé do Araguaia e Nova Olinda.

Fonte: Secom