Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Emerson Silva

Membros do CEC - Conselho Estadual de Cultura, no ato, representados pela historiadora e conselheira Joana Euda Munduruku, entregam ao presidente da Fundação Cultural, Diomar Naves, um oficio de solicitação de Tombamento da Praça dos Girassóis, em Palmas.

A solicitação foi entregue na reunião do CEC realizada na tarde de terça-feira, 20, na Galeria de Arte Mauro Cunha, na sede da FCT. Para o presidente do Conselho, o historiador Antonio Miranda, o tombamento da Praça dos Girassóis será uma grande ferramenta de preservação e proteção de parte da história de palmas e do Tocantins.

O presidente da FCT, Diomar Naves, explica que a solicitação será encaminhada a diretoria de patrimônio do órgão e obtendo o parecer favorável, o próximo passo será a realização de estudos, seguindo a normativa da lei estadual de tombamento, que segue as normas do Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e atendendo os requisitos exigidos, a proposta será encaminhada para a avaliação do governador.

A Praça

A Praça dos Girassóis é considerada a maior praça pública da América e uma das maiores do mundo. Está localizada no eixo que divide Palmas em Norte, Sul, Leste e Oeste. Tem 570 mil metros quadrados e conta com monumentos diversos, como o Memorial Coluna Prestes e Os 18 do Forte, uma cascata, dois pórticos de entrada, um no lado Leste e outro no Oeste, tendo ao centro o Palácio Araguaia, com sua arquitetura modernista, valorizando os arcos, um cruzeiro onde foi celebrada a primeira missa na cidade, um relógio do sol e a praça Krahô. O local possui ainda uma rosa dos ventos pintada no chão com referências a etnias indígenas do Tocantins; o Cruzeiro - primeiro monumento artístico e histórico erguido em Palmas esculpido em pau-brasil; uma cascata; um relógio do sol, uma fonte luminosa, parque infantil e uma praça de alimentação.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Cultural