Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Cumprindo mais um item firmado no Termo de Compromisso Mútuo (TCM), dessa vez no município de Barra do Ouro (TO), o Consórcio Estreito Energia (Ceste), realizou a doação de um trator agrícola. O veículo foi recebido com festa e carreata em meio às comemorações dos 14 anos do município. Além disso, o Ceste disponibilizou também serviços de lazer e saúde com camas elásticas para as crianças e escovódromos, para a higiene bucal com aplicação de flúor, que totalizaram 3.621 atendimentos.

De acordo com o prefeito de Barra do Ouro, Gilmar Cavalcante, a doação do trator agrícola representará uma transformação na vida dos pequenos produtores rurais da região que terão suas vidas facilitadas. “Isso significa trocar a enxada pela máquina. É maior produtividade ao pequeno agricultor e incremento à sua renda familiar”, declarou prefeito parabenizando o Consórcio pelo compromisso honrado e os produtores rurais da região pela conquista.

Para o presidente da Cooperativa dos Pequenos Agricultores de Barra do Ouro, Kaoma de Santana, o trator contribui significativamente na medida em que possibilita a produção de novas culturas, antes de difícil manejo pela faixa etária dos pequenos produtores, composta em sua maioria, por pessoas idosas. “O trabalho braçal para o plantio de mandioca e outras culturas, por exemplo, é difícil para os mais velhos. Com a máquina, esses produtores poderão ampliar suas opções de lavoura e garantir mais qualidade a sua produção”, disse.

A satisfação era notória aos produtores, assim como a expectativa para utilização da máquina, como afirmava o lavrador Antônio Pereira Gomes, de 72 anos. “Nunca imaginei que uma coisa dessas fosse acontecer. Os braços já cansados, meus e da minha esposa, vão ter um descanso. Estamos muito felizes e ansiosos para usar a máquina”, revelou seu Antônio, pai de 13 filhos.

Para ter acesso ao trator, a prefeitura municipal fará um cadastro dos pequenos produtores e todos que o solicitarem serão atendidos em datas previamente agendadas. “Estamos contentes em ver a satisfação da população de Barra do Ouro e esperamos que esse trator seja utilizado da melhor maneira possível em benefício aos pequenos produtores”, declarou o gerente de Relações Institucionais do Ceste, Isac Cunha.

Lazer e Saúde

Para as comemorações do aniversário de Barra do Ouro, o Ceste esteve presente por meio de ações de lazer, disponibilizando camas elásticas que fizeram a alegrias de centenas de crianças e, também, com a implantação de um escovódromo. Lá as crianças receberam orientações sobre a forma correta de realizar a escovação dentária bem como puderam fazer a aplicação de flúor.

Outro serviço disponibilizado à população foi a visita do Ceste Móvel, veículo itinerante tipo van, que percorre os municípios de abrangência da UHE Estreito, levando informações acerca do empreendimento. Além de manter a população de Barra do Ouro informada, o Ceste Móvel realizou a distribuição de brindes com bonés, squeezes e portas-documento.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito