Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Biólogo Rafael Aranha faz palestra

Biólogo Rafael Aranha faz palestra Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Biólogo Rafael Aranha faz palestra Biólogo Rafael Aranha faz palestra

Pelo terceiro ano consecutivo, o Consórcio Estreito Energia-Ceste, empreendedor da Usina Hidrelétrica Estreito, apoiou e participou de mais uma edição da Feira de Alimentação e Agricultura Familiar de Palmeiras do Tocantins – Feapa. Nesta 3ª edição da Feapa, realizada entre os dias 14 e 16 de maio, o Ceste incentivou o cultivo de horta urbana com material reciclado, por meio da realização de palestras com o tema: “Horta em casa é mesa farta”, que foram ministradas no estande do Consórcio para mais de 120 pessoas, pelo biólogo e especialista em educação ambiental, Rafael Aranha.

Em cada palestra foram demonstradas, na prática, técnicas para cultivar hortaliças em pequenos espaços, como quintais e varandas, utilizando produtos recicláveis como pneus velhos ou mesmo garrafas pets, materiais que geralmente vão parar no lixo. Nas palestras, os participantes (a maioria agricultores) verificaram de perto o passo a passo para se preparar essas hortas, bem como receberam dicas sobre adubação, hortaliças e cuidados com as pragas.

Ao final de cada palestra foi sorteado um kit com ferramentas para incentivar o cultivo de hortas. O senhor José Alves dos Santos, de 55 anos, foi sorteado com kit depois de ter participado de todas as palestras. Ele já possui uma horta caseira onde cultiva couve, coentro, alface, entre outras hortaliças. “Achei ótimo. Faz tempo que não compro hortaliças. Parte da alimentação da minha família vem do que planto. Agora vou melhorar minha horta com as dicas que recebi aqui nas palestras”, disse comemorando o novo kit de ferramentas que recebeu.

Ainda no estande do Ceste, os participantes das palestras receberam também folders explicativos sobre a produção de hortas com materiais reciclados, além de sementes para aprimorar suas hortas ou mesmo iniciar o cultivo de hortaliças em casa. “Foi excelente essa iniciativa do Consórcio. Gostei de obter novas orientações e pretendo repassar as dicas e informações para os meus demais colegas que também cultivam horta”, comentou Valdonir Barbosa, mem-bro da Associação Vila Bons Amigos de Palmeiras do Tocantins, que há três anos mantém uma horta comunitária.

Para a gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Molisani, a participação do Ceste na 3ª edição da Feapa teve o objetivo de desper-tar o interesse dos participantes no cultivo de horta caseira aliando o conceito de alimentação saudável com responsabilidade social. “Ficamos felizes de participar de mais uma edição da Feapa, ressaltando a importância do cultivo de horta caseira, para garantir uma boa alimentação, como também ter a possibilidade de aumentar a renda familiar. Tudo de maneira adequada e responsável.” ressaltou, acrescentando que o Ceste é um grande incentivador de ações realizadas pelas comunidades dos municípios da área de abrangência da Usina de Estreito.

Além do estande com as palestras sobre horta urbana, o Consórcio ainda este-ve presente com o Ceste Móvel, veículo itinerante que divulga informações sobre a UHE Estreito. Outra participação na grade de programação da Feapa foi a realização da palestra que teve como tema: “O Ceste e a reabilitação das atividades agropecuárias lindeiras ao futuro reservatório – O caso da criação de galinha caipira”, ministrada pela empresa contratada do Ceste, Estrutural. A palestra abordou a assistência destinada pelo Consórcio por meio do Programa de Apoio à Comunidade Lindeira e à Produção Familiar de Subsistência.

Feapa

Promovida pelo Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Palmeiras do Tocantins (Idep), a programação da III Feapa contou ainda com cavalgada, leilão de animais, oficinas de artesanato, shows artísticos e barracas com exposição e venda de produtos da região. “A participação durante todo o evento foi positiva e o Ceste mais uma vez nos surpreendeu com uma ação de estímulo à produção de hortas, que foi bastante proveitosa”, ressaltou a presidente do Idep, Nalva Braga, agradecendo o apoio do Consórcio e demais parceiros do evento.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito