Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

A comunidade de Babaçulândia conferiu recentemente o lançamento do filme Babaçulândia Viva, produzido por jovens estudantes da rede pública de ensino do município, que participaram da oficina de cinema e vídeo digital, desenvolvida por meio do projeto homônimo ao filme, patrocinado pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste), empreendedor da Usina Hidrelétrica Estreito.

Idealizado pelo Centro de Artes e Cultura Babaçu, com o apoio da Associação de Moradores Nossa Senhora de Fátima e da Prefeitura Municipal, o projeto teve o objetivo de registrar a história e a cultura do município, bem como qualificar jovens nas áreas de produção de áudio e vídeo.

Com duração aproximada de dez minutos, o filme Babaçulândia Viva mostra atividades culturais do município, o modo de vida dos habitantes e de grande parte da população que ajudou a construir a história do município. Por fim, o filme apresenta também um pouco da culinária da região.

Um dos idealizadores do projeto, o presidente do Centro de Arte e Cultura Babaçu, Adelsimon de Oliveira, explica que após a seleção dos jovens de 14 a 17 anos das escolas públicas, sendo 10 ao todo, foi iniciada a oficina de áudio e vídeo, realizada por um cineasta. Já em campo, foram necessários cerca de 60 dias para que todas as imagens tivessem sido registradas pelos estudantes. “Graças ao apoio do Ceste e ao empenho dos estudantes, a realização desse projeto foi possível e Babaçulândia tem parte de sua história preservada”, disse.

Conhecer um pouco mais da história do seu município, contada pelos mais velhos e ter ainda a oportunidade de uma qualificação audiovisual, foi o que motivou a estudante Ananda Alves Brito, de 15 anos, a se inscrever e participar do projeto. “Aprendi a captar imagens, editar e a produzir vídeos. Essa oportunidade aumentou minha autoestima e serviu também para que eu aprendesse a lidar melhor com as pessoas”, relatou Ananda, que após a experiência pensa em estudar cinema futuramente.

Presente ao evento de lançamento do filme, o secretário de Educação de Babaçulândia, Adriano Rodrigues Filho, destacou a importância do projeto para os jovens do município. “Ficamos felizes em ver que as empresas acreditam no potencial dos nossos jovens. Essa foi mais uma oportunidade para a construção de conhecimento”, disse Adriano revelando também que cópias do filme serão entregues às escolas, para que todos conheçam o resultado do projeto.

Já para o presidente da Associação de Moradores Nossa Senhora de Fátima e também secretário municipal de saúde, Pedro Aloísio Félix, o município necessitava desse resgate histórico. “Não existe um povo sem sua história, por isso consideramos esse projeto de valor inestimável. Estão de parabéns todos os envolvidos no projeto”, declarou.

O apoio ao projeto faz parte da política de valorização à cultura dos doze municípios da área de abrangência da UHE Estreito, como destaca a gerente de Projetos Sociais do Ceste, Lorena Durão. “O Ceste se sente orgulhoso em apoiar projetos como esse, de incentivo e valorização à cultura, envolvendo e despertando também nos jovens, esse interesse”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito