Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Humberto Leão

Realizar 30 exames por dia. Esta é a expectativa da Secretaria de Saúde para o primeiro mamógrafo de Porto Nacional, cidade a 60 km de Palmas. O aparelho foi entregue ao Instituto Materno Infantil Tia Dedé nesta quarta-feira, 09, durante a passagem da Caravana Acelera Tocantins pelo município.

Para a Primeira-dama do Estado, Rose Amorim, que participou da entrega do equipamento capaz de detectar nódulos e outras alterações da mama, esta é uma ferramenta importante para a prevenção de doenças. “Toda a população tem direito a saúde e deve se cuidar. O câncer de mama ainda é uma das principais causas de morte entre as mulheres e um aparelho como este pode evitar muito sofrimento. Sem contar os casos de câncer de mama desenvolvidos entre os homens e que também podem ser detectados com bastante antecedência pelo mamógrafo”, alertou.

A mamografia é um exame de avaliação das mamas através de uma radiografia especial que pode descobrir precocemente qualquer alteração nesta parte do corpo, antes mesmo que a pessoa ou o médico possam notá-las pelo toque. A mamografia pode detectar um câncer de mama até dois anos antes do tumor ser palpável e é considerado o método mais eficaz para que a doença seja descoberta na fase inicial e reduza a taxa de mortalidade dos pacientes.

Ainda em Porto Nacional, a Primeira-dama e o governador Carlos Henrique Gaguim visitaram as instalações do Hospital Regional do Município e participaram da inauguração da Unidade de Saúde da Família Brigadeiro Eduardo Gomes. O local, que oferecerá atendimento a comunidade do setor, conta com estrutura para clínica geral, pediatria, odontologia e saúde da mulher; benefícios para toda a família. “São atendimentos médicos fundamentais para garantir o bem estar de quem mora aqui no Setor Brigadeiro e a Unidade de Saúde ficou muito bem organizada para tratar a população”, afirmou Rose Amorim.

 

Fonte: Secom