Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O governador Carlos Henrique Gaguim participou, na manhã desta quinta-feira, 5, da outorga do primeiro título de Doutor Honoris Causa concedido pela Fundação Universidade do Tocantins – Unitins. O título foi concedido ao ministro e presidente do Tribunal de Contas da União – TCU, Ubiratan Diniz de Aguiar, o primeiro título de Doutor Honoris Causa da instituição. A solenidade aconteceu no auditório da Unitins.

O governador Carlos Gaguim agradeceu a atenção que o ministro vem dando ao Tocantins, principalmente à Unitins, que passa neste momento por uma fase de reestruturação. “É com muita honra que entregamos este título a um homem que, de maneira simples, tenta constantemente lutar pela melhoria da qualidade de vida no nosso país”, afirmou.De acordo com o reitor da Unitins, André Luiz, a homenagem se embasa na relevância profissional, acadêmica e literária e a atuação política e parlamentar do ministro.

“Queremos reconhecer a importância dos seus trabalhos e compromissos que contribuem e aprimoram o ensino, a pesquisa, e o desenvolvimento tecnológico para o bem da humanidade”, pontuou o reitor em seu discurso.Em seu pronunciamento, o ministro afirmou que era uma honra receber a homenagem. “Este título renova meu compromisso de continuar lutando por uma educação de qualidade e igualitária para todos. Aqui estou sentindo o reconhecimento do meu trabalho pela educação”, completou, emocionado.

O evento contou com a presença do presidente do TCE – Tribunal de Contas do Estado, Severiano Costandrade, do prefeito de Palmas, Raul Filho, secretários estaduais, comunidade universitária, entre outras autoridades.

Convênio

Além de receber o título, o ministro também assinou um convênio entre a Unitins e o Instituto Serzedello Corrêa, unidade de apoio estratégico do TCU que realiza ações de educação corporativa e gestão de competências.

A partir desse convênio, as duas instituições poderão fazer um intercâmbio de experiências, informações e tecnologias que garantirão, além da qualificação de pessoal, o desenvolvimento institucional e da gestão pública por meio da implementação de ações conjuntas. Com a parceria, Unitins e TCU atuarão diretamente na formação de gestores municipais e estaduais.

Fonte - Secom