Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Aos 64 anos, a senhora Teresinha Joana da Silva viveu a emoção de estar em um cinema pela primeira vez. Moradora de Palmeiras do Tocantins (TO), junto com netos e bisnetos ela foi assistir a uma das sessões do Cine Ceste, projeto de responsabilidade social e valorização cultural promovido pelo Consórcio Estreito Energia - Ceste - nos municípios localizados na área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito). A ação, realizada por meio da Cepar Cultural, conta com a parceria das Prefeituras Municipais.

As sessões são gratuitas e ocorrem no Cinetransformer, um caminhão com toda a estrutura de um bom cinema (balcão para distribuição de refrigerante e pipoca, ar condicionado, banheiros), com capacidade para acomodar confortavelmente 92 pessoas. Durante a exibição de “O Exterminador do Futuro – A Salvação”, a senhora Teresinha da Silva manteve o olhar vidrado na tela e, ao final, afirmou ter gostado muito da experiência. “Não tinha ideia do que era um cinema. Hoje, já sei o que é e também sei que é muito bom”, disse.

Na última semana, centenas de moradores de Aguiarnópolis e Palmeiras do Tocantins, ambos localizados no Estado do Tocantins, viveram o encantamento e a satisfação de assistir a bons filmes infantis e de aventura, nacionais e internacionais. Era visível a satisfação da platéia antes, durante e depois de cada uma das sessões.

As estudantes Francisca da Silva e Luciane Alves, as duas com 16 anos e moradoras de Aguiarnópolis, também estiveram num cinema pela primeira vez. “A gente já tinha uma noção de como era, mas viver essa emoção é realmente muito bom”, disse Francisca da Silva. “Agora tenho uma história pra contar”, completou Luciane Alves.

A professora estadual, Ilva Milhomen, coordenadora da Escola Estadual Nazaré Nunes da Silva (Aguiarnópolis), era só elogios ao Cine Ceste. “É muito gratificante, uma oportunidade única para os alunos. Só temos é que parabenizar o Ceste e esperamos que essa ação seja ampliada para outros municípios”, atestou.

Boas lembranças

A dona de casa Iviomar de Sousa estava esperando a sessão começar na companhia dos filhos. Ela lembrou que em 2008, também num projeto do Ceste (o “Usina de Cinema”), assistiu a um filme em uma tela bem maior que a da sua TV. “Gostei muito da primeira vez e tenho certeza que agora vai ser melhor”, afirmou.

No final da sessão, ela garantiu que todas as suas expectativas foram superadas. “Com certeza foi muito melhor do que aquilo que imaginei”, assegurou a moradora de Palmeiras do Tocantins.

Representando o prefeito de Palmeiras do Tocantins, Anissé Alves de Sousa, a secretária municipal de Educação,Vera Lúcia, falou do trabalho de parceria do Ceste com o município e que todos ali estavam satisfeitos com mais esta ação do empreendedor da Usina de Estreito em atenção à cidade. “Só podemos agradecer essa oportunidade ofertada ao nosso município e também aos moradores que aceitaram este convite”, falou.

A gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Molisani, comenta que a satisfação percebida nos olhares, nas expressões das pessoas ao saírem do Cinetransformer, tem sido o melhor dos resultados do Cine Ceste até agora.

“Para muitos, o cinema é algo comum, rotineiro em suas vidas. Mas para boa parte dos brasileiros, essa magia da sétima arte, do cinema, ainda é desconhecida. E quando vemos a alegria e felicidade estampadas nos rostos das crianças, dos jovens e dos adultos, nos certificamos do imensurável valor do Cine Ceste, o que nos deixa muito felizes e satisfeitos”, assegura.

Este final de semana, o Cine Ceste estará na cidade tocantinense de Babaçulândia. Haverá sessões no sábado e domingo, com início a partir das 10h da manhã no Cinetransformer, que ficará estacionado na Praça Natal Costa, no bairro Areia. Abaixo, segue programação do Cine Ceste, em Babaçulândia:

Sábado

10h Ratatoille

12h Cristina quer Casar

14h Transformers 2

16h A Batalha dos Vegetais

18h X-men Origens: Volverine (avant premiere – somente convidados)

Domingo

10h Happy Feet – O Pingüim

12h Transformers 2

14h Cristina quer Casar

16h Alvim e os Esquilos 2

18h O Exterminador do Futuro - A Salvação

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito