Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Cerca de 150 artesãos de três municípios da região do Jalapão participaram do projeto Gestão Participativa do Artesanato Tocantinense, realizado pela Fundação Cultural do Estado, entre os dias 16 e 19 de setembro. Através da ação, os artesãos preencheram um questionário sócioeconômico com a finalidade de se conhecer a realidade dos artesãos locais para fomento da produção artesanal da região e qualificação dos envolvidos.

O Gestão Participativa do Artesanato Tocantinense foi desenvolvido, nesta primeira etapa, nos municípios de São Félix, no Povoado do Prata; Mateiros, no Povoado do Mumbuca, e Novo Acordo. Estão previstas ainda visitas técnicas nas cidades de Ponte Alta do Tocantins, povoado de Santo

Onofre, Santa Tereza, Lagoa do Tocantins e Lizarda

Os técnicos da Fundação Cultural visitaram in loco as comunidade que vivem da produção artesanal; conheceram a situação atual dos artesãos, e ressaltaram a importância do projeto para a execução de ações futuras, bem como participar de editais no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, nas áreas de capacitação de artesãos e multiplicadores, atendendo, assim, a demanda conforme a realidade do Estado.

Os artesãos interessados em participar da ação preenchendo o questionário podem entrar em contato com a Coordenação de Artesanato da FCT, através do telefone 63.3218.3307.

Fonte: Assessoria de imprensa Fundãção Cultural