Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os 7 finalistas do prêmio MPE Brasil do Tocantins já foram anunciados e aguardam a cerimônia de premiação, que acontecerá no auditório do Palácio Araguaia, às 19h30, do dia 04 de novembro. Na ocasião será revelado o ganhador ou ganhadores da etapa estadual do prêmio.

As empresas avaliadas recebem um diagnóstico com base no Modelo de Excelência de Gestão (MEG), desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Mais de 86 mil empresas em todo o país se inscreveram. No Tocantins, participaram da seleção 2.441 empreendimentos.

Os finalistas são: Fazenda Bom tempo - Palmeiras do Tocantins e Fazenda Reis – Tupiratins (Categoria Agronegócio), Valadares Comercial – Palmas (Categoria Comércio), Hellen Confecções – Araguaína (Categoria Indústria), Fernandes Móveis – Paraíso (Categoria Indústria), IEP – Instituto de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação – Gurupi (Categoria Serviços de Educação) e CRP Consultores – Palmas (Categoria Serviços de Tecnologia de Informação).

Para Paulo Massuia, superintendente do Sebrae, o prêmio serve como molde para a excelência nos negócios. “Dentre os critérios estabelecidos pela comissão avaliadora, o prêmio acaba fortalecendo a gestão da empresa. Competitividade hoje é um divisor de águas no mercado, seja ele estadual, nacional ou até mesmo internacional. O Sebrae cria mecanismos para que a empresa evolua, mas depende do gestor implantá-los. O prêmio acaba dando mais um impulso ao empresário para buscar a excelência em sua gestão”, disse.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Hugo de Carvalho, entende que as parcerias são fundamentais para este tipo de ação. “Sempre temos a sorte de contar com grandes parceiros. O prêmio, por ser um reconhecimento, garante ao ganhador publicidade a nível estadual. Neste evento, mostramos para a sociedade as empresas que se destacaram e que possivelmente podem concorrer no prêmio nacional, dependendo de sua pontuação. Por isso, as parcerias engrandecem este prêmio”, afirma.

A iniciativa é uma parceria do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), e parceiros regionais como Eletronorte e Universidade Federal do Tocantins.

MPE

O Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil foi criado em 26 de outubro de 2004 e realizou seu primeiro ciclo em 2005. Ele é uma forma de reconhecer os empresários de micro e pequenos negócios que se destacaram, de formas diferenciadas, pela maneira como conduzem a função de liderança dos seus negócios, a forma como desenvolvem as suas estratégias e planos. Avalia ainda o relacionamento com os mercados e clientes, o relacionamento com a sociedade, a organização e o uso de informações para a condução da sua gestão, o desenvolvimento das pessoas envolvidas em suas operações, a maneira como os seus processos são gerenciados e os resultados obtidos pela empresa.

Até o momento no Tocantins 4.525 empresas de diferentes setores da economia participaram dos seis ciclos: 2004 (57), 2005 (60), 2006 (206), 2007 (116), 2008 (553), 2009 (1092) e 2010 (2.441).

Fonte: Assessoria de Imprensa/Sebrae