Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Naturalmente bela, a cidade de Carolina, no sul do Maranhão, serviu de cenário para o Boogie Chapada das Mesas, encontro de paraquedismo que coloriu o céu da região nos últimos dias de outubro. Promovido pelo Clube de Paraquedismo Desafiadores do Ar, o evento contou com o apoio do Consórcio Estreito Energia- Ceste, e reuniu 59 paraquedistas do Maranhão, Pará, Bahia, Piauí, Mato Grosso, Tocantins e Paraná. Além dos saltos duplos, a reunião desses desportistas radicais foi marcada pelas peripécias aéreas de dois “Luís”: o Roberto, mais conhecido como “Formiga”; e Henrique, carinhosamente chamado de “Sabiá”. Ambos, conhecidos internacionalmente, gravaram para os programas que comandam na ESPN – canal de TV dedicado inteiramente ao esporte e também protagonizaram muitas aventuras no ar.

Em três manhãs e tardes, centenas de moradores da cidade seguiram até o aeroporto, onde duas aeronaves decolavam a cada uma hora de intervalo com os atletas profissionais e aqueles que se aventuraram a fazer um salto de paraquedas pela primeira vez.

Pedro Rocha, 41, professor universitário em Balsas (MA), disse ter seguido estrada até Carolina para “saciar uma vontade antiga”: saltar de paraquedas. Antes do salto, a ansiedade se misturava ao medo e à vontade de vencer esse desafio. Mas depois do salto, o sentimento era só de satisfação. “É fantástico! Uma sensação incrível, não há nada que se compare. É só você e Deus e o instrutor, claro”.

Na beira da pista de pouso do Aeroporto de Carolina, uma senhora não tirava os olhos do céu e ficava balbuciando palavras, que logo depois revelaram-se uma oração. Era Margareth Pinheiro Silva, bancária de Carolina, que aguardava ansiosamente o salto duplo da filha caçula, Joana Andressa Rodrigues, 18, acadêmica de enfermagem.

“Estou com o coração a mil por hora. E só permiti o salto porque conversei com o instrutor e senti que era seguro”, começou. Ao ver a filha em terra firme, logo correu para abraçá-la.

Emocionada, Joana Andressa falou das belezas naturais da Chapada das Mesas, vista de um ângulo pouco comum à maioria das pessoas. “A sensação é incrível. Ver lá de cima o Rio Tocantins, o Morro do Chapéu, as cachoeiras é lindo”, garantiu.

A gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Molisani, comenta que essa emoção vivida na cidade de Carolina por conta do encontro de paraquedismo é somente uma parte daquilo que a Chapada das Mesas tem a ofertar aos adeptos do ecoturismo, turismo de aventura e afins. “Temos no sul do Maranhão uma área rica em belezas naturais que precisa ser reconhecida pelo seu potencial turístico, mas especialmente respeitada. E o Boogie Chapada das Mesas proporcionou mais essa oportunidade ao Estado de destacar toda essa riqueza”, opinou.

O skatista e paraquedista profissional Luís Roberto “Formiga” estava encantado com tudo que via e registrava em suas câmeras. “Com certeza esse local será um pólo de turismo do Brasil. O que não falta aqui são atrativos para as pessoas que viajam pelo mundo em busca de boas condições para prática de esporte”, afirmou. Segundo ele, o lago da Usina de Estreito também será “um atrativo turístico espetacular” da região.

Outro que não economizou elogios foi Luis Henrique “Sabiá”. Protagonista dos momentos mais emocionantes do Boogie Chapadas das Mesas, ele seguiu viagem seduzido pelo que viu estando há mais de sete mil pés de altura. “Fiquei surpreso e maravilhado com o que vi aqui”, disse o paraquedista profissional, que além de fazer piruetas no ar, prolongava o máximo que podia a sua queda livre, deixando a todos boquiabertos.

Saldo Positivo

Presidente do Clube Desafiadores do Ar, fundado há 15 anos, Henrique França, 38, publicitário e paraquedista profissional, garante que uma importante semente foi plantada na Chapada das Mesas. “Tivemos aqui três dias maravilhosos, que vão render vários programas de TV que serão assistidos por milhões de pessoas. Fora a satisfação dos moradores de Carolina, que nos acolheram muito bem, e daquelas 12 pessoas que saltaram pela primeira vez de paraquedas”, avaliou destacando ainda a importância do apoio de instituições governamentais e privadas. “E o apoio do Ceste foi fundamental para o evento ocorrer. E seremos eternamente gratos ao Consórcio por essa participação”.

Fonte: Assessoria de Imprensa/UHE Estreito