Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Presidente do sindicato dos servidores Presidente do sindicato dos servidores

Na última sexta-feira,19, no período da tarde aconteceu mais uma reunião de negociação entre os Servidores do Município e a Prefeitura de Paraíso do Tocantins na Sala das Comissões da Câmara Municipal. O encontro apesar de três horas de negociações não foi suficiente para se chegar a um acordo entre as partes, “os avanços foram poucos”, disse o tesoureiro do Sindicato do Servidores do Município de Paraiso (SIMPA), Antonio Pinas.

Diante do que ficou definido, o Simpa e os representantes da Prefeitura voltam à mesa de negociação para mais uma rodada na próxima quarta-feira (24), às 14 horas, na Sala das Comissões no Palácio Zeca Moraes.

O governo municipal apresentou na sexta-feira uma proposta de reajuste salarial de 4,31% para todos os níveis, segundo o Simpa, a proposta não corresponde à expectativa dos servidores. Houve ainda um arredondamento para 5%, que corresponderia às perdas salariais de 2007 e 2008 até o final do ano de 2010, e no mês de fevereiro de 2011, haveria uma nova negociação para firmar um novo compromisso entre as partes.

O secretário municipal de Administração, Planejamento e Finanças, Valdeni Martins Brito, esclareceu que tudo depende da previsão orçamentária para o próximo ano, afirmou que o município sofrerá corte, ou seja, diminuição de receita. O orçamento para 2011 será votado pela Câmara Municipal, garantiu. O Simpa informou que tem uma Assembleia Geral marcada para a próxima sexta-feira (26), onde será repassada para a classe a proposta da Prefeitura Municipal, que será apresentada na próxima quarta-feira. Não será surpresa se o funcionalismo do município decidir pela greve geral até que o Poder Executivo Municipal atenda às reivindicações.

O Simpa reivindica da Prefeitura: o PCCS, Lei da Insalubridade (periculosidade), Estatuto do Servidor e melhoria salarial, o Sindicato dos Servidores não abre mão de discutir o reajuste em três categorias: saúde, educação e quadro geral. O vereador Lafaete Lobo (PT) participou da reunião de sexta-feira representando o Poder Legislativo Municipal.

Fonte