Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Artesãs e artesãos de Babaçulândia que trabalham com coco babaçu e demais recursos naturais existentes na região, agora contam com um ambiente próprio para produção e exposição dos seus produtos: o “Espaço Babaçu e Arte”. Construído pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste), em parceria com a Prefeitura de Babaçulândia, o local também servirá para promoção de cursos e oficinas de capacitação profissional em diversas áreas e para fortalecer a imagem desta importante manifestação cultural.

Realizado por meio do Programa Ambiental de Apoio à Atividade de Extrativismo de Frutas Nativas e Babaçu, o “Espaço Babaçu e Arte” ocupa uma área de 880 m2, onde foi construída uma edificação com 11 cômodos (banheiros, amplas salas, copa e cozinha). A solenidade de entrega do prédio contou com a participação dos Secretários Municipais de Obras e Transporte e de Indústria e Comércio de Babaçulândia, Cleiton Parreira e Adão Ferreira Virgulino, respectivamente; de representantes do Ceste e de artesãos e quebradeiras do coco babaçu. Participaram, ainda, estudantes do Rio Grande do Norte, que integram a caravana do Projeto Rondon (programa do Governo Federal, ligado ao Ministério da Defesa) em Babaçulândia.

Durante a inauguração do “Espaço Babaçu e Arte”, a Gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Molisani, fez uma breve apresentação sobre o projeto. Na ocasião, ela falou da importância da ação para o empreendedor da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito).

“A entrega do ‘Espaço Babaçu e Arte’ representa para o Ceste uma etapa importantíssima de conclusão da suas ações ambientais e a oportunidade de criar um espaço onde a comunidade vai poder trabalhar, bem como expor seus produtos e desenvolver cultura, educação e arte”, diz.

Cassandra Gelsomino Molisani conta que há a proposta de usar o local para beneficiar a matéria prima (o babaçu e demais recursos naturais) e fazer o melhor uso possível desses materiais. Para tanto, o Consórcio Estreito Energia vai doar o mobiliário, expositores, máquinas e ainda um veículo para incentivar a produção artesanal e facilitar a sua divulgação e comercialização.

Representando o Prefeito de Babaçulândia, Alcides Filho, o Secretário Municipal de Obras e Transporte, Cleiton Parreira, destaca que o “Espaço Arte e Babaçu” vai melhorar muito a atividade do artesão no município. “Recebemos a obra com grande entusiasmo”, ressalta.

A artesã Queila Moura da Silva diz que o “Espaço Babaçu e Arte” é muito importante para a comunidade. “O babaçu é um produto muito valioso. Dele se aproveita tudo e é renda certa para quem investe nele. E agora, com este espaço, se abre uma nova oportunidade de trabalho para as pessoas”, avalia.

Integrante da equipe do Projeto Rondon, Vanina Teresa é terapeuta ocupacional e comenta que a ida do grupo à Babaçulândia foi motivada pela curiosidade sobre a cultura do coco Babaçu. “A nossa faculdade encaminhou o projeto ao Ministério da Defesa, que nos direcionou para cá”, conta.

Vanina Teresa ressalta ainda que o trabalho proposto ao Ministério da Defesa engloba gestão de pessoas, de comércio, turismo e a valorização e resgate da cultura do babaçu. Segundo ela, as metas foram superadas nos 15 dias em que a equipe permaneceu na cidade.

Como forma de concluir o trabalho, a equipe realiza nesta sexta-feira, 28, na cidade, o Festival do Babaçu, que tem em sua programação a previsão de apresentações culturais e exposição artesanal.

Fonte: Assessoria de Imprensa/UHE Estreito