Cultura

Foto: Divulgação Cena do Curta: Cena do Curta: "Quanto vale ou é por quilo?"

Neste domingo, 27, o Cineclube SemTela promove nova estréia em Palmas. Dessa vez estará em cartaz o curta : QUANTOVALE, OU É POR QUILO? de Sérgio Bianchi. A sessão começará por volta das 19h30 e apresentará também o curta DA BANCA PRÁ FORA, da tocantinense Yonara Aniszewski, Que já ganhou prêmios Brasil a fora e narra as aventuras e desventuras dos feirantes de Palmas.

Já o curta Quanto Vale ou é por quilo, de Sérgio Bianchi mostra com rigor e ironia paralelos entre diferentes fases da sociedade brasileira: a escravocrata e a de hoje.

Os participantes poderão assistir à entrega do Oscar 2011 diretamente do Quiosque da Praça da Quadra 110 Sul (arse 14).

O projeto visa retornar para a capital as sessões de cinema ao ar livre com direito à discussão entre os participantes.

Este mês a programação é ver alguns dos bons filmes brasileiros dos últimos anos que permaneceram inéditos em Palmas.

Curta de Sérgio Nianchi

Adaptação livre do diretor Sérgio Bianchi para o conto "Pai contra Mãe", de Machado de Assis, Quanto Vale ou É Por Quilo? desenha um painel de duas épocas aparentemente distintas, mas, no fundo, semelhantes na manutenção de uma perversa dinâmica sócio-econômica, embalada pela corrupção impune, pela violência e pelas enormes diferenças sociais. No século XVIII, época da escravidão explícita, os capitães do mato caçavam negros para vendê-los aos senhores de terra com um único objetivo: o lucro.

Nos dias atuais, o chamado Terceiro Setor explora a miséria, preenchendo a ausência do Estado em atividades assistenciais, que na verdade também são fontes de muito lucro. Com humor afinado e um elenco poucas vezes reunido pelo cinema nacional, Quanto Vale ou É Por Quilo? mostra que o tempo passa e nada muda. O Brasil é um país em permanente crise de valores. Para isto o filme conta com nomes tais como Caio Blat, Lázaro Ramos, Leona Cavani, Marcélia Cartaxo (Hora da estrela), Antônio Abujamra, Herson Crapi, Ana Lúcia Torres e muitos outros.

Da redação com informações da organização do Cine em Tela