Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Uma boa notícia para empreendedores individuais de todo o Brasil. O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) prorrogou o prazo de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) para 31 de maio. A data anterior era 28 de fevereiro.

A notícia da prorrogação do prazo já está sendo anunciada junto aos empreendedores. Porém, o ideal é que o empreendedor se programe para realizar o quanto antes a declaração dos seus rendimentos. Para o gerente do Núcleo Regional Sul do Sebrae/TO, José Carlos Bessa, a prorrogação do prazo dará mais tempo para que os microempreendedores se adaptem às novas obrigações, já que a maioria vai entregar a declaração pela primeira vez. “A ideia do governo não é de punir e sim de educar. Neste sentido acreditamos que, dos atuais 70% que já declararam, provavelmente passará esse número chegará aos 100%”, comentou o diretor superintendente do Sebrae/TO, Paulo Massuia.

No momento da apresentação da declaração o microempreendedor também deve imprimir o carnê de pagamentos relativo ao ano de 2011. Orienta-se que o empreendedor espere até o mês de março para emitir as guias relativas ao período de março a dezembro/2011, em virtude do novo valor do salário-mínimo. A partir da competência março/2011, os valores mensais passarão a ser de R$ 59,95 a R$ 65,95. Aqueles que já emitiram as guias terão que refazê-las para que se façam os pagamentos de forma correta.

Fonte: Assessoria de imprensa Sebrae