Educação

O projeto “Vale Renascer” desenvolvido pela Escola Estadual Vale do Sol, em Palmas, foi selecionado para receber recursos do Banco da Amazônia, no valor de R$ 20 mil, que será investido em 2011, principalmente, com atividades práticas sobre a preservação do meio ambiente.

A escola vem se destacando cada vez mais com a realização de atividades integradas sobre a preservação do meio ambiente. A professora de Ciências Osita Nepomuceno do Nascimento explicou que durante o ano letivo serão realizadas várias atividades, como produção de documentários sobre o meio ambiente, visitas à estação de tratamento de água no córrego Taquaruçu, à estação de tratamento da rede de esgoto e realização de uma pesquisa sobre a flora e fauna do cerrado.

A execução do projeto tem a parceria das associações de moradores dos setores Morada do Sol, Maria Rosa e, atualmente, a equipe da escola está contatando os moradores do novo setor que está sendo aberto nas proximidades da escola, que é o Morada do Vale. A idéia é que os alunos coloquem em prática no seu cotidiano com a comunidade, os assuntos discutidos em sala de aula.

Outra parceira da escola é a Associação Cipó Vivo, formada por crianças e adolescentes que cuidam do córrego Cipó, um afluente do córrego Taquaruçu, que abastece a cidade de Palmas.

A professora Osita contou que além das atividades citadas, no decorrer do ano, a escola irá promover plantio de árvores no córrego Cipó e irá promover oficinas de produção de artesanato com sementes e frutos do cerrado, estudos sobre medicamentos e alimentos que o cerrado oferece. Estas ações serão desenvolvidas com a ajuda da comunidade local.

O projeto “Vale Preservar” foi um dos finalistas no ano passado, como projeto de ciências, na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, promovido pelo Ministério da Saúde por meio da Fiocruz – Fundação Osvaldo Cruz.

A Escola Estadual Vale do Sol conta atualmente com 400 alunos, oferece ensino fundamental do 1º ao 9º e está localizada no setor Vale do Sol, em Palmas, Tocantins.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Seduc