Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Objetivando uma melhor atuação e desempenho do policial militar frente as atividades que exigem capacitação e técnica, especialmente em ocorrências que se faz necessário o emprego do uso de arma de fogo e arma não letal, o comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, o tenente coronel Edson Murussi Leite, realizou nos dias 22, 23 e 24/03 uma série de instruções de treinamento de tiro com militares da sede da Unidade, em Araguatins-TO.

A atividade é dividida em dois períodos, pela manhã os militares recebem instruções teóricas no auditório do quartel, sobre como manusear, montar e desmontar as armas usadas durante o treinamento e no dia a dia da atividade policial, incluindo o emprego da mais nova arma não letal adquirida pela Polícia Militar do Estado, a qual funciona através de choque elétrico –Taser x26, ela é de Pressão por Ação de Gás Comprimido, que emite “ondas T” (forma de onda semelhante à onda cerebral), com ação direta sobre o sistema nervoso motor do oponente de forma a paralisá-lo sem causar dano físico em decorrência da mesma.

À tarde, os militares participam do treinamento prático em um estande de tiro localizado fora da cidade. Em todos os períodos os participantes recebem instruções aplicadas pela a equipe de policiais militares que fazem parte da PABAN – Policiamento da Área Bancária. A equipe atua em ocorrências de maior gravidade em que exige uma pronta atuação e resposta por parte da Policia Militar na área da 4ª CIPM e é composta por militares lotados na sede da Unidade, que fazem parte da Força Nacional de Segurança Pública. Os mesmos passaram por intenso treinamento na Academia de Polícia em Brasília-DF, e já atuaram em diversas frentes de serviço no país, inclusive, no Rio de Janeiro, durante a desocupação de morros, feita pela Força Nacional, Bope e demais polícias, a fim de desarmar traficantes de drogas e demais meliantes do mundo do crime.

No treinamento prático os militares efetuam disparos com todas as armas usadas no serviço operacional. Na instrução da primeira equipe, composta por policiais do 1º Pelotão e PCS, já foram efetuados quase três mil disparos e a previsão é de que no geral, incluindo todo o efetivo da 4ª CIPM, sejam deflagradas cerca de dez mil munições de diversos calibres.

Os militares lotados no 2º Pelotão, sediado em Augustinópolis e 3º Pelotão, em Bela Vista, município de São Miguel, estarão participando do treinamento nos próximos meses. De acordo com o Comando da Unidade, Tenente Coronel Murussi, o treinamento, é mais uma conquista em seu comando frente a gestão da Unidade, pois, até o momento pode-se perceber estampados no rosto de cada policial militar a satisfação e aceitação da instrução.

De conformidade com o cronograma de treinamento, o último treino de tiro que os policiais da unidade tiveram, foi em junho de 2008.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Polícia Militar