Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nomeado secretário-extraordinário de gestão hospitalar na última terça-feira, 22, Raimundo Nonato Pires dos Santos, o Raimundo Boi, diz estar pronto para dar o seu melhor junto ao compromisso que o governador José Wilson Siqueira Campos delegou a ele na área da saúde em todo Estado.

O cargo assumido por Boi é direcionado à revitalização e acompanhamento da estrutura hospitalar no Tocantins. Segundo ele, com essa subdivisão a Sesau - Secretaria de Estadual da Saúde terá mais forças para chegar até as demandas dos hospitais e solucioná-las com maior agilidade; haverá um maior direcionamento dos serviços e, principalmente, desafogará o secretário Arnaldo Nunes em relação ao trabalho de outras áreas da Saúde. Raimundo Boi acredita ainda, que, a partir de agora, tanto a rede hospitalar estadual quanto os hospitais municipais terão um apoio mais direcionado e uma maior dinamização dos processos.

Segundo Boi, toda a rede hospitalar será revitalizada, desde a estrutura física até equipamentos e recursos humanos. A intenção é também humanizar todos os processos dentro da rede, além da modulação desses processos, no que se refere aos profissionais, suas funções, atuação e carga horária. “Queremos organizar e reorganizar”, enfatiza ele, acrescentando que aos poucos a população terá melhores condições de atendimento.

A expectativa do novo secretário-extraordinário de Gestão Hospitalar é que “tão logo o orçamento seja aprovado pela Assembleia Legislativa será dado início à reforma das unidades hospitalares e continuidade ao trabalho já iniciado de reativação das cirurgias com demanda reprimida. “Temos a convicção de que fecharemos o ano de 2011 com um bom índice de aceitação por parte dos usuários”, afirma.

Ainda segundo Raimundo Boi, enquanto estiver desenvolvendo as funções que lhe foram confiadas, ele fará aquilo que é determinação do governador: que é “cuidar do povo”. Mesmo sem recursos, já estamos desenvolvendo diversas atividades, como a ampliação do pronto socorro do HGP – Hospital Geral de Palmas e reequipando a sala de cirurgias, entre muitos outros projetos que, segundo ele, pretende desenvolver para melhorar a saúde do povo tocantinense e dos serviços que são oferecidos a ele na área da saúde. “Estamos pronto para mudar a cara da saúde no Tocantins e mudá-la para melhor”, disse Raimundo Boi.

Perfil

Raimundo Nonato Pires dos Santos tem 64 anos e é natural de Miracema do Tocantins e desde a sua infância recebeu o apelido de Raimundo Boi, como é conhecido até hoje. É filho dos maranhenses Moadir Andrade dos Santos e Maria Pires de Andrade e casado com a ex-vereadora da capital, Palmas, Warner Pires.

Estudou na Universidade Federal do Pará, onde se formou médico e começou a realizar o que sempre desejou: Salvar Vidas e dedicar seu sacerdócio aos humildes e simples.

O médico mora em Palmas há 21 anos e nesse período foi deputado estadual por dois mandatos, sendo que o primeiro deles foi o mais votado entre todos os deputados estaduais empossados e eleito presidente da Assembleia Legislativa.Raimundo Boi também foi presidente da Assembléia Estadual Constituinte, em 1989. Foi secretário da Agricultura, vice-presidente do Fórum da Agricultura do Brasil, presidente do Fórum de Secretários da Região Norte, vice-governador e governador do Estado do Tocantins.

Raimundo Boi é um homem simples, porém é um homem que sabe o que quer e onde que chegar.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesau