Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Secretário Ernani Siqueira recebe representantes da Câmara de Comércio do Mercosul e Américas

Secretário Ernani Siqueira recebe representantes da Câmara de Comércio do Mercosul e Américas Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara Secretário Ernani Siqueira recebe representantes da Câmara de Comércio do Mercosul e Américas Secretário Ernani Siqueira recebe representantes da Câmara de Comércio do Mercosul e Américas

Na tarde desta sexta-feira, 1°, o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Ernani Soares Siqueira, recebeu representantes da Câmara de Indústria e Comércio do Mercosul e América. Os visitantes vieram ao Estado conhecer as potencialidades da região e discutir a intenção de firmar parcerias. Estiveram presentes à reunião, o presidente da Câmara, Miguel Lujan Paletta, o vice-presidente, Alexandre Arnone, o diretor de Assuntos Estratégicos, Hernan Diehl e a representante da Câmara no Tocantins, Rosangela França.

Durante o encontro o presidente da Câmara destacou que a instituição pretende firmar parcerias com o Estado nas áreas de infraestrutura, saúde, mineração, meio ambiente e turismo. “Queremos fazer um trabalho em conjunto em todas as áreas que o Estado nos apontar como prioritárias. Esta é a segunda vez que estamos no Estado e ficamos emocionados com o crescimento que ele teve e o que percebemos é que ele há de crescer ainda mais com o trabalho que queremos fazer em conjunto”, afirmou Paletta. Segundo o vice-presidente, a Câmara de Indústria e Comércio do Mercosul pretende firmar um convênio de cooperação com o Estado do Tocantins para incentivar e orientar a formação de Parcerias Publico Privadas (PPP). “Nós vamos nos comprometer com o Estado em suprir as necessidades no que diz respeito às Parcerias Publico Privadas. Nosso trabalho será o de auxiliar os empresários, os prefeitos, os secretários do Tocantins na busca de recursos para seus projetos”, explicou Alexandre Arnone.

O secretário Ernani Siqueira enfatizou que o Tocantins está de portas abertas para a instituição. “A experiência da Câmara é muito importante e nós ficamos muito felizes, pois a futura parceria vai gerar um desenvolvimento sustentável. O Tocantins é um estado novo, que tem estrutura para receber muitos investimentos e a transversalidade deste Governo facilita a implantação de políticas para o progresso em todas as áreas”, frisou o secretário.

Seminário

Segundo o vice-presidente Alexandre Arnone a Câmara pretende realizar em 60 dias um seminário para os prefeitos do Tocantins, para orientar os mesmos quanto a forma de encaminhar projetos e de se conseguir recursos de instituições internacionais. “Vamos fazer este seminário para instruir os prefeitos de como eles podem conseguir recursos para seus projetos. No mês passado, por exemplo, apenas uma prefeitura do Brasil participou da reunião com o Bid (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que acontece anualmente, buscando recursos e isso precisa mudar. No próximo ano queremos que mais prefeitos brasileiros participem”, disse Arnone.

Credibilidade da equipe

O vice-presidente também destacou a credibilidade da equipe do Governo do Estado, que segundo ele dá a certeza do sucesso da futura parceria. “A impressão que nós tivemos aqui e que vamos levar para o nosso escritório nos Estados Unidos é que o Governo do Tocantins está colocando uma equipe de profissionais à frente de suas pastas. Viajamos muitos estados e não encontramos em nenhum a estrutura de profissionais que encontramos aqui, com conhecimento real da área, um grupo coeso. Este é um passo importantíssimo para o crescimento do Estado e nos faz ter certeza do desenvolvimento e sucesso da parceria que pretendemos constituir”, concluiu Arnone.

Fonte: Secom