Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado federal Angelo Agnolin (PDT), presidente da Frente Parlamentar de Educação Profissional e Ensino a Distancia, teve na tarde desta terça-feira, 10, audiência com o presidente da Associação Brasileira de Educação à Distância, Frederic Litto. O encontro teve como objetivo traçar metas para as próximas ações da Frente e levantar alternativas para expansão da EAD, seja na área da qualificação quanto na graduação em todo o país.

Agnolin defendeu a criação de um fundo que garanta a autonomia financeira dos programas de educação à distância. "O acesso a inovações tecnológicas tem se expandido e a Educação tem que seguir esse ritmo de progresso” pontuou. Para o deputado, “o custo-benefício da educação tele presencial é extremamente atraente”, disse ele ao avaliar os últimos dados do ENADE, em que os alunos de cursos a distância tiveram, em diversos quesitos, melhor desempenho do que os alunos de cursos presenciais.

O presidente se colocou à disposição da Frente Parlamentar que, conforme ele, “será uma parceria de avanços entre as instituições e o legislativo”. Litto se diz entusiasmado com a iniciativa, porque diz saber que a mudança de mentalidade que poderá levar à tão sonhada democratização do conhecimento está em andamento.

“O mundo mudou, a escola não mudou. Mas tem de mudar. Em outros países do mundo a Educação à distância é uma realidade, O que temos que fazer aqui, é democratizar a educação e nos despir de qualquer tipo preconceito. A Educação não tem tempo pra isso" disse ele ao afirmar ainda que "o aluno está acostumado com o mundo virtual, interativo, mas é importante ressalvar: nada substitui o livro-didático e a adoção de novas tecnologias não significa dispensar o professor” completou.

Pontuando metas uteis ao problema enfrentado pela demanda reprimidada de qualificação no país o objetivo prático, conforme Litto, é garantir políticas que estimulem a instalação de escolas profissionalizantes e que difundam a educação profissional, a educação a distância e a capacitação tecnológica da população”

Agnolin agradeceu a participação da ABED, que agora faz parte da Frente em que preside, e disse estar certo de que a qualificaçao e a graduaçao à distancia, de qualidade, é o caminho para o desenvolvimento sustentável do país.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Angelo Agnolin