Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O projeto Telinha de Cinema, desenvolvido pela ONG Casa da Árvore Projetos Sociais, ganhou uma nova dimensão de experimentação artística e tecnológica, o Circuito de Residências Artísticas. Em parceria com a Vivo e a Petrobras, sendo esta através do Programa Desenvolvimento e Cidadania, a nova linha de atuação do projeto traz a Palmas artistas de reconhecimento nacional, com intuito de ampliar a formação em arte digital dos jovens participantes do Telinha de Cinema. Além disso, qualifica acadêmicos e educadores da rede pública com técnicas inovadoras de produção de arte multimídia, através de ciclo de debates e cursos à distância. O lançamento do ResTelinha acontece no próximo dia 28, às 19h no auditório da Sebrae, em Palmas.

A primeira etapa do Circuito de Residências Artísticas já começou no Espaço Telinha em Palmas. O artista multimídia Nacho Duran, espanhol radicado no Brasil, foi convidado para realizar a experiência piloto que já está em curso, desde o início de abril. Até o final de maio, Duran residirá na comunidade do Jardim Aureny I e, junto com dez alunos egressos do curso de vídeo de bolso do projeto Telinha de Cinema, desenvolverá projetos artísticos com o uso de técnicas como vídeos temporários x vídeos espaciais, documentários colaborativos em HTML5, além de construção de acessórios para produção de fotos em 360 usando o telefone celular, entre outras.

Duran também faz parte da equipe pedagógica do projeto, coordenada por Leila Dias e Flávia Santos, que já concluiu o edital de seleção pública para artistas, que será lançado nacionalmente no próximo dia 30. “Temos vários artistas brasileiros e estrangeiros morando no Brasil que trabalham com técnicas inovadoras de produção de arte com celular e com computador.

"Queremos construir junto com estes artistas práticas que aproximem estas técnicas de um uso pedagógico, que contribuam com a educação pública do Brasil”, revela Leila Dias, destacando ainda que nesta primeira etapa serão selecionadas pelo edital seis propostas, que atuarão nas comunidades atendidas pelo projeto em Palmas (TO) e em Goiânia (GO). Para Orlan Cardoso, gerente regional da Vivo em Tocantins, “este ano o projeto dará um grande salto, pois as novas atividades irão despertar nos jovens o espírito empreendedor, gerando negócios sociais que permitam a eles trilhar novas perspectivas de vida”.

Desdobramentos

Todas as experiências vivenciadas durante as residências terão desdobramentos escolares e acadêmicos. Como contrapartida social, cada jovem que participar da residência terá que desenvolver, junto com a equipe pedagógica da ONG Casa da Árvore, uma atividade onde ele leve para a sua escola a experiência que vivenciou no Circuito.

Para incentivar ainda mais o uso didático das práticas de produção de conteúdo multimídia com uso de mídias móveis, o Circuito de Residências Artísticas estimula a vocação das universidades públicas para pesquisa e extensão voltadas a esta área do conhecimento. Nesta vertente, a ONG Casa da Árvore conta com o apoio da Universidade Federal do Tocantins e da Universidade Estadual de Goiás e realizará, a cada etapa do circuito, um ciclo de debates envolvendo educadores, pesquisadores e artistas locais.

Para ampliar esse debate e ainda possibilitar a qualificação de educadores e universitários dos cursos de educação, comunicação, arte e tecnologia, a cada residência o conteúdo artístico e tecnológico trazido pelos artistas residentes será adaptado pela equipe pedagógica do projeto para um mini curso na modalidade à distância, que contará também com conteúdos ligados à educação.

Sobre o Telinha de Cinema

O Telinha de Cinema é realizado em Palmas (TO) desde 2007, fruto de uma parceria da ONG Casa da Árvore Projetos Sociais com a Vivo e, a partir deste ano, com a Petrobras. O projeto consiste na capacitação de jovens estudantes da rede pública de ensino na produção de vídeo e outros conteúdos multimídias a partir do uso de telefones celulares. A iniciativa já beneficiou mais de 200 jovens e muitas produções dos alunos já foram premiadas ou selecionadas por festivais em todo o país, como o 21º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, 2º Festival de Filmes Curtíssimos (DF e RJ), Festival Audiovisual Visões Periféricas (RJ), Chico- Festival de Vídeo de Palmas, 1º Fest Cine Maracanaú (CE) e 32° Festival Guarnicê de Cinema (MA).

Os excelentes resultados apresentados pelo Telinha de Cinema em Palmas possibilitaram a criação de novos projetos como o Telinha na Escola, realizado em Porto Velho (RO) desde 2009, em parceria com a Vivo e a Secretaria de Estado de Educação, e em Recife (PE), em parceria com a Vivo e a Prefeitura Municipal de Recife. O Telinha na Escola também deu origem ao Circuito Telinha na Escola (itinerante). Nos dois projetos a ONG trabalha a temática do uso de novas tecnologias em sala de aula e a sua apropriação pelos educadores.

Fonte: Assessoria de imprensa Telinha de Cinema