Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) convoca os usuários do sistema público municipal de saúde a fazerem o Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). Os residentes da capital, que ainda não possuem o cartão, devem procurar, com urgência, a sua Unidade de Saúde da Família, (USF), de referência e fazer a solicitação.

De acordo com portaria nº 380 do Ministério da Saúde (MS), a partir de 1º de junho, para todos os procedimentos eletivos de saúde, será necessária a apresentação do número do Cadastro Nacional de Usuários e Domicílios, preenchido pelo Agente Comunitário de Saúde.

Segundo Samuel Bonilha, titular da Semus, o objetivo é construir um registro eletrônico que permita aos cidadãos, aos gestores e profissionais de saúde acessar o histórico de atendimentos dos usuários do SUS, por meio de um número único válido, em todo o território nacional, além promover o reembolso aos municípios que executam os atendimentos.

Para o secretário, Palmas tem atendido um grande número de pacientes que residem em outros municípios do Estado, ficando com o prejuízo, pela falta de reembolso da prestação desses serviços, já que o SUS envia os recursos para a cidade de residência do usuário.

Segundo Adriana Victor Lopes, diretora de Atenção a Saúde da Semus, “a partir desses dados, os gestores terão futuramente, ferramentas e indicadores que poderão interferir diretamente na tomadas de decisão em relação às ações de saúde como um todo, seja na vigilância epidemiológica, na organização da atenção básica ou dos leitos hospitalares”, assegura.

Fonte: Ascom Semus