Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Wilson Rodrigues

Foto: Wilson Rodrigues

O governador Siqueira Campos deu posse na noite desta quinta-feira, 2, aos membros do Conselho de Educação do Estado (CEE-TO) e Conselho de Educação Indígena (CEI-TO). “Vamos fazer no dia a dia uma revolução, aprimorando a educação dos nossos meninos e meninas. É possível fazer, basta que todos nós tenhamos um compromisso com Deus e com o povo. Eu convoco a todos vocês para essa revolução continuada”, disse o governador.

Os Conselhos terão como missão a instituição de políticas públicas que serão implementadas para melhoria na Educação. O trabalho dos Conselhos será feito de forma integrada com diversas instituições e segundo o governador essa união de todos na busca pelas melhorias na Educação é que será a propulsora de mais oportunidades para o povo tocantinense, em especial para as crianças e jovens.

“Nós precisamos nos unir, não podemos deixar nossas crianças e jovens desencaminhados e desprotegidos. Não podemos deixar nossas crianças e jovens soltos nas ruas, desocupados. A melhor forma de ocupar é uma boa escola, com esportes, cultura, uma boa convivência e uma alimentação de qualidade. Não teria sentido voltarmos ao Governo do Estado se não fosse para dar rumo às coisas. Vamos preparar nossos meninos e meninas, essa é a maior obra que se pode realizar”, afirmou o governador.

Ao falar da importância dos dois Conselhos o governador lembrou aos membros a responsabilidade de lutar por uma sociedade mais democrática. “Esses dois Conselhos são muito importantes, mas nesse momento não podemos apenas nos congratular é preciso termos consciência da responsabilidade que todos nós temos de superar os grandes desafios que há pela frente. Peço o apoio de cada um de vocês. Hoje não tenho outra preocupação a não ser colocar esse Estado no caminho certo. Isso só pode ser feito através do combate às desigualdades. Para se chegar à verdadeira democracia, onde há oportunidades para todos, o caminho é a educação, que assegura a qualidade de vida e é a garantia de futuro”, ressaltou Siqueira Campos.

Integração

O secretário da Educação, Danilo de Melo Sousa, também lembrou que a sociedade só é verdadeiramente democrática se todos tiverem as mesmas oportunidades e que o caminho para essa realidade é o acesso a educação. Danilo de Melo enfatizou ainda a importância de um trabalho integrado de todos para que as políticas públicas criadas realmente atendam aos anseios da sociedade. “Estamos esperando a contribuição de cada um e é por meio desse trabalho integrado que poderemos formular as políticas públicas que realmente terão efeito na nossa sociedade”, afirmou.

Povos indígenas

Falando em nome do Conselho de Educação Indígena, o presidente Edivan Guarani Silva destacou a importância da instituição que possibilita um maior acesso dos povos indígenas às políticas publicas de educação. “Hoje estamos muito felizes, pois o Estado tem dado a chance para os povos indígenas se organizarem e buscarem melhorias para o nosso povo e por meio desse Conselho nós poderemos ajudar a construir uma educação de qualidade para todos”, frisou Silva.

Garantindo educação para todos

O presidente do Conselho de Educação do Estado, Cicinato Mendes da Silva, também ressaltou a importância do órgão e enfatizou que “o Conselho de Educação é um elo entre o povo e o Governo e tem o papel de garantir a qualidade na educação para toda sociedade”.

Fonte: Secom