Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, em entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira, 11, na sede da Semades, anunciou que o Governo do Estado já investiu mais de R$ 1 mi, em ações para prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais no Tocantins. Os recursos provém da dotação orçamentária dos órgãos que compõem o Comitê Estadual de Combate a Incêndios Florestais e Controle de Queimadas, dentre eles, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Comunicação, Naturatins e a própria Semades.

De acordo com o secretário, nestes investimentos estão incluídos a aquisição de equipamentos, contratação de brigadistas, material das campanhas educativas e despesas com deslocamento de equipe para atividades de educação ambiental nos municípios. “O resultado desse investimento é a redução de mais de 60% do número de queimadas em relação ao que foi registrado em 2010”, constatou Divaldo Rezende.

Na coletiva foram apresentados dados que comparam o número de focos de calor do primeiro semestre de 2010 e 2011, em que foi registrado uma redução de 63%. Segundo o secretário, diversos fatores contribuíram para essa redução, dentre eles, as ações do Programa de Controle das Queimadas do Tocantins - Pacqto. O secretário estadual da Comunicação, Arrhenius Naves, ressaltou que até o final do ano, haverá um investimento total de cerca de R$ 1,6mi, só com as ações do Pacqto. “Esse valor engloba o material publicitário, gibis e cartilhas educativas, que vai junto com a brigada da comunicação nos municípios”, disse.

Mais Brigadistas

O aumento de contingente de brigadistas em 2011 supera em até três vezes o número de brigadistas que o Tocantins teve em 2010. Recentemente o Governo do Estado, por meio da Semades, autorizou a contratação de 50 brigadistas para atender os municípios de Monte do Carmo, Paranã, Peixes, Rio do Sono e Sandolândia, que listaram entre os 10 que mais tiveram focos de calor no ano passado. Arraias, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Pium e Ponte Alta formam as outras cinco cidades, estas atendidas com brigadas do Ibama, por meio do programa PrevFogo.

O Naturatins também está destinando recursos para a formação de mais quatro brigadas, atendendo o Parque Estadual do Jalapão, Parque Estadual do Cantão, Parque Estadual do Lajeado e o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas. O Presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu, destacou que todas essas brigadas, inclusive a do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, com atuação na Estação Ecológica Serra Geral, em Mateiros, trabalham de forma integrada. “Na região do Jalapão, por exemplo, onde tem brigadas de três instituições (Naturatins, Ibama e ICMBio), o trabalho para o controle do fogo é feito em conjunto”, afirmou.

Equipamentos como tratores, caminhões e até um bambi bucket (equipamento capaz de armazenar mais de 500 litros de água e despejá-la com precisão nos focos de incêndio), com compra prevista ainda em julho desse ano, estão sendo utilizados na frente de combate ao fogo. Para o tenente coronel Reginaldo Leandro, coordenador adjunto da Defesa Civil, o investimento pesado do Governo do Estado está dando o retorno pedido pelo governado Siqueira Campos que é a diminuição real do número de queimadas no Tocantins. “A orientação do nosso governo é tirar o Estado dessa marca de ser um dos que mais produz queimadas no Brasil”, frisou.

Cooperação com o Canadá

Divaldo Rezende declarou que o Governo do Tocantins está discutindo os detalhes para a celebração de um Acordo de Cooperação Técnica com o Governo do Canadá, para ampliar ainda mais a eficiência dos programas de combate aos incêndios florestais no Estado. “Vamos utilizar a experiência em prevenção e enfrentamento do fogo que fez com que o Canadá se tornasse o País mais eficiente do mundo no combate as queimadas”, revelou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Semades