Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara Siqueira Campos lembrou que este é um ano eleitoral e que os possíveis candidatos precisam estar livres para trabalhar  junto ao eleitorado Siqueira Campos lembrou que este é um ano eleitoral e que os possíveis candidatos precisam estar livres para trabalhar junto ao eleitorado

Vinte e três ocupantes do primeiro e segundo escalões do governo do Estado colocaram nesta última quarta-feira, 8, através de carta, os cargos à disposição do governador Siqueira Campos. Ao todo, 26 secretários e presidentes de autarquias já manifestaram a mesma disposição. Primeiro a entregar o cargo em carta enviada ao governador em 31 de dezembro, Eduardo Siqueira Campos, que exercia a função de secretário de Relações Institucionais, foi exonerado a pedido na última segunda-feira, 6. 

O governador entende como uma demonstração de desapego e de comprometimento com a causa pública a decisão tomada pelo secretariado. “Afasta-se definitivamente qualquer especulação com relação à possibilidade de mistura entre ação administrativa e ação política”, afirmou Siqueira Campos, lembrando que este é um ano eleitoral e que os possíveis candidatos precisam estar livres para trabalhar seus nomes junto ao eleitorado. O governador prometeu estudar caso a caso os pedidos. 

O pedido de Eduardo Siqueira foi seguido por Jaime Café, secretário da Agricultura e Pecuária, e Marcelo Olímpio, da Fazenda, que comunicaram nesta terça-feira, 7, a decisão a Siqueira Campos. Nesta quarta, foram seguidos pelos secretários da governadoria, Jaysa Santos, da Comunicação, Arrhenius Naves, da Administração, Lúcio Mascarenhas, do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Massuia, e pelo presidente da Agência Tocantinense de Notícias, Cristiano Machado. 

No fim da tarde, colocaram os cargos à disposição o Procurador Geral do Estado (PGE), André Luis de Matos, o Controlador Geral do Estado (CGE), Ricardo Eustáquio de Souza, os secretários do Trabalho e Ação Social (Setas), Agimiro Costa, da Educação e Cultura (Seduc), Danilo de Melo, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Alan Barbiero, da Defesa Social, Nilomar dos Santos Farias, da Juventude, Olyntho Neto, de Energias Limpas, Recursos Hídricos e Projetos Especiais, Joaquim Guedes Coelho Filho, de Missões Especiais, Darci Martins Coelho, e de Apoio ao Gabinete, Eder Luiz dos Santos. 

Também colocaram os cargos à disposição o presidente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Luiz Carlos Alves de Queiróz (Luizinho), do Instituto Social Divino Espírito Santo (Prodivino), Isamar Moraes Ribeiro (Mazinho), da Agência de Fomento, Rodrigo Alexandre Gomes de Oliveira, da Fundação Redesat, Wagner Coelho, da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), Coronel PM Constantino Magno Castro Filho, da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins), Antônio Milhomem de Castro, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Marcelo Aguiar Inocente, e o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Coronel PM Júlio César Mamede.