Meio Ambiente

Foto: Wilson Rodrigues

O governo do Tocantins está empenhado em evitar as queimadas que ocorrem nesta época de estiagem. Para isso, está prevista a contração de 40 brigadistas para atuar na linha de frente contra o fogo nas Unidades de Conservação de Proteção Integral do Estado, áreas geridas pelo Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins.

Segundo o presidente do Instituto, Alexandre Tadeu, as primeiras contratações temporárias já estão em andamento e atuarão no combate às queimadas no Parque Estadual do Jalapão, que no ano passado teve grande parte de sua vegetação devastada pelo fogo.

Com uma distribuição de 10 brigadistas por Unidade de Conservação, as brigadas atuarão também nos Parques do Cantão e Lajeado e no Monumento Natural das Árvores Fossilizadas.

Além das brigadas o Instituto adquiriu três tratores para serem utilizados no combate ao fogo, na construção de aceiros e apoio logístico. As máquinas serão destinadas aos parques estaduais do Cantão, Jalapão e Lajeado.

Dados

As ações deste ano já vêm surtindo efeito nos índices de focos de queimadas quando comparados ao ano passado. Segundo dados levantados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais – Inpe, o Tocantins teve uma redução de 63% em relação a 2010, quando ocupou o 2º lugar no ranking nacional.

Fonte: Ascom Naturatins