Economia

Seguindo a realidade nacional Palmas continua com elevação no índice de inadimplência, é o que releva os dados do Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil. No mês de julho, a inadimplência do consumidor na Capital registrou alta de 8,6% quando comparado ao mesmo período do ano passado. A média nacional foi de 8,55%, o que sugere cautela ainda maior por parte de lojistas e consumidores para o restante do ano, em face do já esperado encarecimento do crédito, em função dos juros altos, e do ainda persistente cenário inflacionário, que contribuem para a redução do poder de compra e o aprofundamento do endividamento do consumidor.

Recuperação de crédito

No Brasil os números de cancelamento de registros, que dão medida ao nível de recuperação de crédito no varejo, foram positivos em julho, apresentando uma forte alta de 9,14% ante o mesmo mês de 2010, resultado duas vezes maior que o registrado em junho, quando o índice de cancelamentos apontou elevação de 4,25% nessa mesma base de comparação. Neste índice Palmas superou o nacional, com 33,6% de recuperação de crédito. O maior volume de cancelamentos também decorre do cenário aquecido de vendas, uma vez que o consumidor tem de estar adimplente para manter seu consumo nas compras a prazo.

Comparativo

Na tabela nacional em comparação com o mês de junho, o número apresenta uma leve queda da inadimplência de 0,91%, em Palmas essa queda foi de – 7,5%. Este resultado que pode ser explicado pela proximidade do mês de julho com o calendário de datas comemorativas do segundo semestre, como Dia dos Pais e Dia das Crianças, fato que contribui para que consumidores busquem honrar seus débitos para pode presentear novamente.

De acordo com números do SPC Brasil, nos sete primeiros meses de 2011, a inadimplência acumula alta de 4,91%. Isso ocorre, sobretudo, em razão do ciclo de aperto monetário empreendido pelo Banco Central e a conseqüência da aplicação contínua dessas medidas no custo médio do crédito.

Prevenção

Como medida de educação para o crédito a CDL/Palmas promoverá de 15 a 19 de agosto, na Escola do Varejo, o curso: Crédito, Cadastro e Cobrança que visa instruir os comerciantes e seus colaboradores com técnicas específicas quanto ao preenchimento de cadastros, as políticas de créditos e formas de cobranças a fim de evitar perdas, e inadimplência com vendas a prazo. (Ascom/CDL Palmas)

Por: Redação

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