Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Toda criança menor de cinco anos terá suplementação semestral de vitamina “A”, gratuita, nas Unidades de Saúde da Família (USF) e postos de campanhas de vacinação, em Palmas. A medida, que é orientada pelo Ministério da Saúde, será esclarecida pela nutricionista, Fernanda Vargas Martins, responsável da Área Técnica Alimentação e Nutrição da Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), durante entrevista coletiva, nesta quinta-feira, dia 11, às 8h15, na Policlínica 108 Sul.

De acordo com Fernanda, a aplicação, via oral, da Vitamina “A” visa reduzir e erradicar a deficiência nutricional desse nutriente, cuja insuficiência traz sérios danos à saúde. “Um dos primeiros sinas da deficiência da vitamina ‘A’ pode ser observado quando as crianças começam a ficar doentes com muita frequência e quando as doenças como diarreia se tornam mais graves, podendo levar a morte”, diz a nutricionista, acrescentando que, outro indicador é a cegueira noturna, percebida quando a criança não enxerga em lugares com pouca luz.

Mulheres

Segundo o titular da Semus, Samuel Bonilha, a Vitamina ‘A’ será também disponibilizada para mulheres no pós-parto, no Hospital e Maternidade Dona Regina e em toda a rede privada de hospitais de Palmas, onde sejam realizados partos. “É importante que toda mulher tome a suplementação antes da alta hospitalar.”, informa o secretário.

Alimentos ricos em vitamina A

Carnes, fígado, óleos de peixe, gema, leite integral ,vegetais folhosos verde-escuro (como espinafre, e folhas novas de vários vegetais), vegetais amarelos (como abóbora e cenoura) e frutas não cítricas, amarelas e laranjas (como mangas, pêssego e mamão), além de óleos e frutas oleaginosas (buriti, pupunha, dendê, pequi). “Para o lactente, a melhor fonte de vitamina A é o leite materno”, afirma Fernanda.

Suplementação

A suplementação é feita por via oral e pode ser realizada em qualquer USF de Palmas. É necessário apresentar o cartão de vacina da criança. No caso de pós-parto, a vitamina é administrada na maternidade. (Ascom Semus)