Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A nova diretoria da Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito (AND) realizou, na tarde desta quinta-feira, 18, em Palmas, sua primeira reunião extraordinária, que teve como objetivo principal discussões em torno de ações para reduzir acidentes de trânsito no País.

Dentre as medidas apontadas pelos membros da associação está o Projeto de Lei 2872/2008, que tramita na Câmara Federal, em Brasília, e que altera o (CTB) com relação à presença de fatores, além do etilômetro, que comprovam a embriaguez do condutor, como testemunhas e exames de sangue.

Segundo o presidente da AND e diretor geral do Detran do Rio Grande do Norte, Érico Vallério Ferreira de Souza, a intenção é adotar medidas que melhorem o trânsito no Brasil. “O objetivo nosso é adotar medidas benéficas que somem para a redução de acidentes, que evitemos que tantas vidas sejam ceifadas em nosso País”, destacou o presidente.

Na ocasião também foram debatidos assuntos relacionados à educação para o trânsito. Segundo o diretor geral do Detran-TO e membro do Conselho Fiscal da AND, coronel Júlio César da Silva Mamede, a intenção do órgão é levar a educação de trânsito para dentro das escolas. “O Detran-TO têm projetos que visam levar a educação de trânsito desde o ensino fundamental, até o ensino superior”, ressaltou, ao acrescentar que para que as medidas tenham sucesso, é importante o envolvimento de toda a sociedade. “Agindo assim, com certeza reduziremos o número de acidentes em nosso Estado e no País”, ponderou.

Todos os assuntos discutidos entre o dirigentes de trânsito e membros de AND somam para atender os objetivos da proposta “Década de Ação Pela Segurança no Trânsito”, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e parceiros que visa reduzir o número de acidentes com vítimas em 50% em todo o mundo, até o ano de 2020.

Participaram da reunião os dirigentes dos Detrans de Goiás, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Roraima, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Durante a reunião foi anunciado o próximo encontro da entidade, previsto para acontecer entre os dias 28 e 30 de setembro em Natal, no Rio Grande Norte. (Ascom Detran-TO)