Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Comissão Organizadora Estadual da Consocial no Tocantins – COE/TO, tendo à frente o Coordenador Executivo e técnico da CGU, Joel Brandão, realiza um curso de capacitação sobre a Metodologia da Conferência com os quinze presidentes das Comissões Regionais (uma em cada pólo), no próximo dia 23, das 8h as 18hs no auditório da EGEFAZ- Escola de Gestão Fazendária do Tocantins.

A COE, criada pela portaria 55/201, é formada por representantes da sociedade civil (como FETAET, SINTE/TO, ATM, FACOM, FIETO, OAB entre outros); poder público, (representantes da Controladoria, da Secretaria da Comunicação, da Educação, Saúde, etc.) e representantes dos Conselhos políticas publicas (Conselho Estadual de Educação, Conselho de Saúde e de Assistência Social).

A capacitação será uma simulação do dia da Conferência e será feita tendo por base a metodologia explicitada no Manual Metodológico elaborado pela Comissão Organizadora Nacional. Participam do evento o Secretário-Chefe da CGE, Éldon Barbosa e o subsecretário, Juvenal Gomes.

Consocial

A Consocial tem o objetivo de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático. A iniciativa é da Controladoria Geral da União e é realizado pelas Controladorias nos estados, no Tocantins a Controladoria Geral do Estado (CGE) vai traçar as diretrizes de atuação da Consocial.

Municípios-sede

Os municípios-sede da etapa regional da conferência são: Palmeirópolis, Arraias, Almas, Porto Nacional, Palmas,Miracema do Tocantins, Pedro Afonso, Guaraí, Colinas do Tocantins, Araguaína, Ananás, Tocantinópolis , Augustinópolis, Paraíso do Tocantins e Gurupi. (Ascom CGE)

Programação

23 de agosto

8h30 - Apresentação dos participantes
9h - Apresentação da 1.ª Consocial e pressupostos metodológicos
10h às 10h15 - Intervalo
10h15 às 12h - Grupos de Trabalho
12h às 13h30 - Almoço
13h30 às 14h30 - Troca de experiências
14h30 às 16h - Momento de priorização e Eleição de delegados
16h às 16h30 - Intervalo
16h30 às 18h - Plenária Final